CARRUAGEM-SALÃO SE.FV4001
* A "CARRUAGEM-SALÃO SE.FV4001" foi construída na Bélgica, nos "Ateliers Germains", no ano de 1905 e adquirida pelos Caminhos-de-Ferro do Estado - Direção do Minho e Douro.
* Esta carruagem de via estreita (um metro de bitola, distância entre carris), com exterior em chapa e iluminação a acetileno, era somente utilizada para fins oficiais. Serviu, por exemplo, em 1906, aquando da inauguração do primeiro troço da Linha do Corgo; e, em 1907, pela rainha Dona Amélia de Orleães, esposa do Rei Dom Carlos, aquando da sua deslocação às termas das Pedras Salgadas (Linha do Corgo).
* No seu requintado interior, destaque-se o revestimento das paredes em pele, os vidros das janelas e os espelhos em cristal, as cortinas em brocado, os estofos das poltronas de veludo com coberturas em linho e o pavimento revestido a alcatifa. As instalações sanitárias possuem lavatório e sanita em faiança, decorada com motivos florais.
* O exemplar encontra-se devidamente preservado no Núcleo Ferroviário de Arco de Baulhe, nas antigas instalações das cocheiras do material circulante.
FONTE: Publicação do acervo do editor e adquirida ao "Museu das Terras de Basto-Património Ferroviário".
0 comentários:
Enviar um comentário