Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

16 de janeiro de 2017

DIVAGAÇÕES SOBRE LINHAS FERROVIÁRIAS - PARTE III

TRANSVERSAL DO MINHO


* "TRANSVERSAL DO MINHO" (assim mesmo, desta forma) foi uma ferrovia projetada que iria ligar Entre-os-Rios (Penafiel) a Arcos de Valdevez (no Minho), mas que nunca saiu do papel.
* Uma vez mais vamos valer-nos do Decreto número 18190, de 28 de março de 1930 que foi criado com vista à reorganização de toda a rede ferroviária portuguesa, tendo modificado alguns projetos e criado outros. Entre os novos, estava plasmado a "Transversal do Minho". Este caminho de ferro seria em via métrica (mil milímetros entre carris) e iria ligar o lugar de Entre-os-Rios (freguesia de Eja, Penafiel) com a vila de Arcos de Valdevez e passaria por Penafiel, Lousada, Vizela, Guimarães, Taipas (Caldas das), Braga, Amares, Vila Verde e Ponte da Barca. Na freguesia de Crespos (Braga), teria início o "Ramal de Lanhoso" (já referido em texto anterior), que no concelho da Póvoa do Lanhoso se uniria com a também projetada "Linha do Ave" que funcionaria entre Caniços e Arco de Baúlhe (existe um texto anterior sobre esta linha).
* A principal finalidade desta linha seria formar uma via dorsal que unisse todas as ferrovias de via estreita na região minhota e ligando-as aos portos de Viana do Castelo e de Leixões. A ideia surgiu, era válida; mas conjeturas negativas logo fizeram esquecer os "ideólogos".     

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger