Estação da Pampilhosa - 2
Será que alguém perdeu tantos parafusos? Eu não fui! Juro que já lá estavam, quando por lá passei! |
Ramal Pampilhosa/Figueira da Foz, via Cantanhede. Sem circulação para manutenção(?). Via única e não eletrificada. |
Sinal luminoso M32. Como estava vermelho eu tive de parar... |
Curiosa forma de assinalar o fim-de-linha. Bandeira vermelha tem de parar mesmo, pois não há mais carril! |
Isto já chegou a ser uma rotunda para locomotivas. Atualmente nada mais é...que um fosso. |
Velocidade máxima permitida é de 50 Km/h (era...) Hoje é zero, pois o ramal não tem circulação. |
Passagem de nível, sem barreiras, sem guardas nem sinais luminosos... Também para quê? O ramal já não tem circulação há um ano. |
O ramal que ligaria Pampilhosa à Figueira da Foz, passando por Cantanhede era de via única e servido por material a diesel. Fechou para manutenção(?) |
Ao fundo um "intercidades" provindo de Lisboa e com destino à Guarda (linha das Beiras) |
Um "intercidades" dando entrada na estação da Pampilhosa. (Linha do Norte). O camarada Luís "el gringo" faz a foto para a posterioridade! |
Vagão da série "Facs", na altura sem serviço e vazio. |
Uma locomotiva da série "1400" toda grafitada (façam isto nas paredes dos vossos quartos...) |
Vagão fechado para transporte de mercadorias diversas e pertencente à espanhola "Transfesa". |
Vagão da série "Klmps" para transporte de toros de madeira. Estava pintado e revisto de novo. |
Vagão de rodados duplos, fechado e pertencente à espanhola "Comsa" |
As caraterísticas e referências do vagão espanhol da foto seguinte. |
Vagão do tipo "Laagrss" de operador espanhol. |
Vagão de transporte de inertes, que se encontrava vazio e pertencente ao operador espanhol "Transfesa" |
Vagão que se encontrava vazio, mas pintado e revisto de novo, pertencente à CPCarga. |
Ora muita atenção! Vamos lá cumprir as regras de segurança. |
Grande plano da frontaria da estação ferroviária da Pampilhosa, na parte afeta à Linha das Beiras. Tudo muito bem conservado. Parabens! |
Material que já está no fim de vida e por isso se encontra em linha de reserva (ou refúgio). |
Serve o que está escrito na legenda da foto anterior. Exceção feita à locomotiva "Bombardier" da série 1950. |
Placa existente numa antiga catrruagem de passageiros que aguarda o camartelo. |
Um "intercidades" com destino à Capital das Beiras. Nota-se parte do viaduto pedonal que atravessa a estação. |
Placas que se colocam nas carruagens do "intercidades" e que indicam o trajeto. Início e fim (neste caso, Lisboa/Guarda/Lisboa). |
E eis-nos chegados à Estação ferroviária de Aveiro. Das mais belas estações em termos de azulejaria, como podem verificar na sua frontaria. |
Mais azulejos comemorativos de várias efemérides na frontaria da mesma estação de Aveiro. |
Até nos pisos superiores existem azulejos na parte virada para o cais. |
Está a dar entrada na linha 8 a composição que termina a sua marcha e que provem de Sernada do Vouga, via Macinhata (via métrica) |
A "UDD" (unidade dupla diesel) de via métrica (linha do Vouga) |
O pior material em circulação ao serviço da CPPassageiros. Tão mau que nem logótipo existe nestas composições. |
Uma "UME" (unidade múltipla elétrica) que termina a sua marcha. |
E eis que se aproxima o "intercidades" que nos devolveria ao destino, com doze minutos de atraso. |
Por ironia do destino, a locomotiva denominava-se por... "Pampilhosa". |
Feita a prova da afirmação anterior! Chegada ao ponto de retorno! |
3 comentários:
Caro amigo Teixeira,
Mais um passeio , mais uma caminhada...e mais um monte de boas fotografias !!! Mais um dia para recordar e repetir. Parabéns pelas suas fotografias e obrigado pela sua companhia.
Abraço
Luis
Boa tarde
acabei de descobrir o seu blogue e dou-lhe os meus parabéns pelo seu bom trabalho. Também eu gosto de comboios mas não consigo fazer um blogue !! Estou a precisar de umas lições suas....
Saúde
José Pereira
Como já esgotou as fotos da Pampilhosa temos de dar mais um passeio para repor o stock !!!!
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