APEADEIRO DE FATELA-PENAMACOR
Trata-se de infraestrutura da linha da Beira Baixa, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 138,878. Embora na atualidade detenha somente a categoria de apeadeiro é servida pelas composições de tipologia "regionais", encontrando-se provida de parque de estacionamento automóvel e acesso a cadeiras de rodas. Entrou ao serviço comercial em 06 de setembro de 1891, após a inauguração pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses". Nessa altura tinha a categoria de estação e a denominação de "Fatella/Penamacôr".
FATELA é uma freguesia que integra o município do Fundão. A sua área total de 11,27 quilómetros quadrados, encontra-se ocupada em regime de permanência por cerca de quinhentos e trinta habitantes, equivalendo à densidade de quarenta e sete habitantes/quilómetro quadrado. Assumiu o São João Baptista como orago. Faz fronteira com o município albicastrense de Penamacor.
Exterior do edifício ferroviário que se encontra desguarnecido |
Já foi o armazem para guarda das mercadorias. |
O interior de uma das composições de tipologia "regionais". Seja uma "UTE" (unidade tripla elétrica) da série 2240, na gíria as "lillis caneças". |
0 comentários:
Enviar um comentário