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15 de janeiro de 2017

DIVAGAÇÕES SOBRE LINHAS FERROVIÁRIAS - PARTE I

LINHA DO AVE


* A "Linha do Ave" é mais um exemplo de que nem sempre as obras nascem quando o homem sonha.
Pois bem, a linha foi projetada, contudo jamais saiu do papel. Ela iria ligar a localidade de Caniços (linha de Guimarães) a Arco de Baúlhe (linha do Tâmega).
* O Decreto número 18190, de 28 de março de 1932 (a), que visava uma reorganização de toda a rede ferroviária nacional, concebeu novas bases para troços de ferrovia planeados. Um desses projetos introduzidos seria a "LINHA DO AVE", em bitola métrica (via estreita) que ligaria aquelas duas localidades e, consequentemente, a Linha de Guimarães à do Tâmega. Em Ronfe, iria cruzar com a Linha de Famalicão, na Póvoa do Lanhoso com o Ramal homónimo e nas Taipas (Caldas) com a Transversal do Minho. Iria servir com estações ou apeadeiros as freguesias de Riba de Ave, Vieira do Minho, Casares  e Cavez.
* De adiamento em adiamento, mudanças frequentes de governos, fizeram com que a linha jamais fosse construida, pois nem sequer houve concurso para a sua concretização, abortando logo na forma inicial.

(a) - Decreto número 18190, de 28 de março de 1930 do Ministério do Comércio e Comunicações - Direção Geral de Caminhos de Ferro, Divisão Central e de Estudos - Secção de Expediente. Publicação na Série I  do  Diário do Governo número 83, de 10 de abril de 1930.

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