CURIOSIDADES CIRCULANTES - II
O TEXAS, COMPOSIÇÃO FERROVIÁRIA
* Poder-se-á fizer que um pedaço do "TEXAS" ficou por terras flavienses. Sim, parte do espólio da secção museológica ferroviária de Chaves, contempla uma das locomotivas a vapor que rebocou o emblemático comboio e dois vagões de transporte de mercadorias.
* Foi no século passado, em dezembro de 1989, que o comboio "texas" já rebocado por locomotiva a diesel fez a derradeira viagem até Chaves. Percorria a chamada "linha do Corgo" que tinha o seu início na estação do Peso da Régua e era toda de via métrica (mil milímetros entre carris). A construção daquela linha decorreu de forma faseada, durando alguns anos. No dia 15 de maio de 1905 chegou a Vila Real (por sinal, o último troço da linha a ser encerrado definitivamente), Já no ano de 1907 chegou às Termas de Pedras Salgadas. Em 20 de março de 1910 fez a viagem inaugural até Vidago. Em 20 de junho de 1919 passou a terminar em Vilela do Tâmega (cuja estação, atualmente, é uma residência particular e com material circulante preservado). Finalmente, a linha conclui-se em 21 de agosto de 1921, ligando as cidades da Régua (Peso da) e Chaves.
* No percurso total existiam, salvo erro ou omissão involuntária, oito estações e catorze apeadeiros. A distância percorrida andava pelos quarenta e um quilómetros e era efetuada em duas horas e vinte minutos, o que nos dá a média de dezassete quilómetros por hora (loucura!!!!).
* À semelhança do que havia acontecido na construção, a linha foi encerrando por troços, sendo que o sobrevivente, cerca de vinte quilómetros (da Régua a Vila Real) era feito em cinquenta minutos naqueles "autocarros" vermelhos que circulavam sob carris (as LRV'S 2000) que perduraram em circulação até 25 de março de 2009, malfadada data em que a linha encerrou para obras ... que nunca começaram!
* Nesta linha algumas das infraestruturas existentes foram entregues a privados ou a associações que lhe deram fins diferentes daqueles para que haviam sido destinadas. Carris não existem ... salva-se na sua maioria, o canal de circulação tapado por heras e lameiros que praticamente inviabilizam quaisquer passadas fora das localidades. A morte é definitiva, jamais haverá esperança de uma ressurreição. A HISTÓRIA DE UM POVO FOI, UMA VEZ MAIS, ESPEZINHADA PELO PROGRESSO!!!!!
(imagem cedida amavelmente por Sandro Duarte e que mostra a E55, locomotiva de via métrica igual a outras que circularam nesta linha). |
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