Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

14 de janeiro de 2017

CURIOSIDADES CIRCULANTES - II

O TEXAS, COMPOSIÇÃO FERROVIÁRIA

* Poder-se-á fizer que um pedaço do "TEXAS" ficou  por terras flavienses. Sim, parte do espólio da secção museológica ferroviária de Chaves, contempla uma das locomotivas a vapor que rebocou o emblemático comboio e dois vagões de transporte de mercadorias.
* Foi no século passado, em dezembro de 1989, que o comboio "texas" já rebocado por locomotiva a diesel fez a derradeira viagem até Chaves. Percorria a chamada "linha do Corgo" que tinha o seu início na estação do Peso da Régua e era toda de via métrica (mil milímetros entre carris). A construção daquela linha decorreu de forma faseada, durando alguns anos. No dia 15 de maio de 1905 chegou a Vila Real (por sinal, o último troço da linha a ser encerrado definitivamente),  Já no ano de 1907 chegou às Termas de Pedras Salgadas. Em 20 de março de 1910 fez a viagem inaugural até Vidago. Em 20 de junho de 1919 passou a terminar em Vilela do  Tâmega (cuja estação, atualmente, é uma residência particular e com material circulante preservado). Finalmente, a linha conclui-se em 21 de agosto de 1921, ligando as cidades da Régua (Peso da) e Chaves.
* No percurso total existiam, salvo erro ou omissão involuntária, oito estações e catorze apeadeiros. A distância percorrida andava pelos quarenta e um quilómetros e era efetuada em duas horas e vinte minutos, o que nos dá a média de dezassete quilómetros por hora  (loucura!!!!).
*  À semelhança do que havia acontecido na construção, a linha  foi encerrando por troços, sendo que o sobrevivente, cerca de vinte quilómetros (da Régua a Vila Real) era feito em cinquenta minutos naqueles "autocarros" vermelhos que circulavam sob carris (as LRV'S 2000) que perduraram em circulação até 25 de março de 2009, malfadada data em que a linha encerrou para obras ... que nunca começaram!
* Nesta linha algumas das infraestruturas existentes foram entregues a privados ou a associações que lhe deram fins diferentes daqueles para que haviam sido destinadas. Carris não existem ... salva-se na sua maioria, o canal de circulação tapado por heras e lameiros que praticamente inviabilizam quaisquer passadas fora das localidades. A morte é definitiva, jamais haverá esperança de uma ressurreição. A HISTÓRIA DE UM POVO FOI, UMA VEZ MAIS, ESPEZINHADA PELO PROGRESSO!!!!!
(imagem cedida amavelmente por Sandro Duarte e que
mostra a E55, locomotiva de via métrica
igual a outras que circularam nesta linha).

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger