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Pensamentos no SilvaTexas

5 de novembro de 2012

NINE E A SUA SURPRESA ESCONDIDA!

* NINE é uma freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga (por ora), sendo a sua área de 3,96 quilómetros quadrados, com 2974 habitantes - pelo recenseamento do ano de 2011 - o que perfaz a densidade populacional de 751 habitantes/quilómetro quadrado. Os seus naturais são conhecidos por "ninenses".
Composição da série 592, "UTD" (unidade tripla diesel)
aparcada na linha de topo e que efetua o regional entre
Viana do Castelo e Nine.

A Estação Ferroviária de Nine situa-se precisamente
ao quilómetro 39 da Linha do Minho. 

Uma dresine com a sua vagoneta acoplada, material este
que pertence à "Refer". Os meus dois ilustres acompanhantes
(Carlos de Sá e Pedro Zúquete) ficaram de costas...mas
os anjos não teem costas! 

E começam as surpresas...
Locomotiva a vapor CP-014 que serviu esta linha.
A falta dos batentes apenas se deve ao fato de
não caber na cocheira. Eles estão devidamente
resguardados. (a)

Dois quadriciclos. Em primeiro plano a pedal e o
segundo motorizado.

A surpresa das surpresas! A locomotiva a vapor CP
02049, a célebre "Andorinha" que é a mais antiga em
Portugal, apesar da sua numeração.(b)

Balança decimal que era usada para pesar os grandes volumes
despachados. O peso marcado equivale a dez vezes.

Grande plano do quadriciclo motorizado (...tentaremos
usar um destes para a nossa viagem do Pocinho a
Barca d'Alva)!

Este já não tem tanto interesse para nós! É movido
à pedalada.

Locomotiva a vapor CP002. Encontra-se uma irmã gémea
na Rotunda das Locomotivas do Entroncamento. A
nossa atual CP resultou da fusão de várias companhias,
daí a numeração não corresponder à antiguidade! (c)

Embora envidraçado, trata-se de um Salão Pagador.

Vista em pormenor da locomotiva CP002 de duas
rodas motrizes.(c)

Carruagem de passageiros de 1ª classe, com cortinas e
assentos aveludados. Um luxo para a época. Circulou
um pouco por toda a parte, em bitola ibérica.

No quadriciclo motorizado o inspetor ia sentado
numa cadeira de pau. Para o condutor havia o
normal selim dos nossos dias! 


Ora aqui temos em pormenor a luxuosa carruagem de
primeiríssima classe. 

Tudo o que se viu encontra-se perservado nestas
cocheiras. O único senão é a falta de acesso direto,
pois este tem de ser feito atravessando as vias
de circulação. Felizmente que já começaram com
as obras que, dentro em breve, vão permitir que
aqui seja criada uma nova secção museológica,
porque o material merece ser visto e apreciado!   

Veículo rodoferroviário que pertence à "Refer" (Rede
Nacional Ferroviária).

O guardião do templo...Desculpem-me, mas aqui
não entra futebol.


* A freguesia é servida pela Estação Ferroviária de Nine, que serve a linha do Minho e o Ramal de Braga.
* Quero agradecer em meu nome pessoal e dos meus dois acompanhantes a autorização prestada pela ilustre Senhora Doutora Rita Jardim Pereira da Associação Nacional do Museu Ferroviário, do Entroncamento e ao ilustre colaborador Rui Vilaça, pessoa que nos franqueou as portas e foi prestando os esclarecimentos às questões que punhamos. Aconselho todos os entusiastas a fazerem uma visita, logo que haja condições para a sua efetiva abertura.  
NOTAS IMPORTANTES:
a) - Locomotiva de origem inglesa do fabricante "Bayer Peacock" do ano de 1899, cujo número de fabrico foi o 3022, tendo sido batizada pela empresa "Minho e Douro", com o nome de "Mattosinhos", circulando com o número 18 até 1931, de 1931 até 1951, a sua numeração passou a ser CP2018, tendo, finalmente, a partir de 1951, sido renumerada como CP14.

b) - Locomoitiva de origem inglesa do fabricante "William Fairbaim & Sons", adquirida pela "Companhia Central Peninsular de Caminhos de Ferro" e que terá sido batizada com o nome "Estremoz", sendo posteriormente comprada pela companhia "Caminhos de Ferro do Estado Minho e Douro" em 1874, sendo que desde este ano até 1901 era a número MD 17, renumerada em 1901 - até 1904 - como a MD 13, desde 1904 a 1931 MD 49 e, por último, desde 1931 aos nossos dias, CP2049.

c) - Esta locomotiva (CP002) faz parte de uma série de quatro, mas construidas por dois fabricantes distintos. Assim, a CP001 e CP002 foram fabricadas pela "Sachscische Machinefabeik Vormals-Richard Harteman AG" (Alemanha) no ano de 1882, com os números de fábrica 1132 e 1133, numeradas como CP1 e CP2  até 1933, sendo em diante as CP001 e CP002. As restantes duas (CP003 e CP004) foram fabricadas pela casa "John Cockerill, Ougrée", na Bélgica, sendo os números de fábrica 1601 e 1602. Numeradas até ao ano de 1931 como CP3 e CP4 e posteriormente, até hoje, CP003 e CP004.

Um muito obrigado ao ilustre amigo Rui Vilaça por estas tão importantes notas.  

2 comentários:

Anónimo,  2 de maio de 2013 às 02:04  

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