NINE E A SUA SURPRESA ESCONDIDA!
* NINE é uma freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga (por ora), sendo a sua área de 3,96 quilómetros quadrados, com 2974 habitantes - pelo recenseamento do ano de 2011 - o que perfaz a densidade populacional de 751 habitantes/quilómetro quadrado. Os seus naturais são conhecidos por "ninenses".
Composição da série 592, "UTD" (unidade tripla diesel) aparcada na linha de topo e que efetua o regional entre Viana do Castelo e Nine. |
A Estação Ferroviária de Nine situa-se precisamente ao quilómetro 39 da Linha do Minho. |
Uma dresine com a sua vagoneta acoplada, material este que pertence à "Refer". Os meus dois ilustres acompanhantes (Carlos de Sá e Pedro Zúquete) ficaram de costas...mas os anjos não teem costas! |
E começam as surpresas... Locomotiva a vapor CP-014 que serviu esta linha. A falta dos batentes apenas se deve ao fato de não caber na cocheira. Eles estão devidamente resguardados. (a) |
Dois quadriciclos. Em primeiro plano a pedal e o segundo motorizado. |
A surpresa das surpresas! A locomotiva a vapor CP 02049, a célebre "Andorinha" que é a mais antiga em Portugal, apesar da sua numeração.(b) |
Balança decimal que era usada para pesar os grandes volumes despachados. O peso marcado equivale a dez vezes. |
Grande plano do quadriciclo motorizado (...tentaremos usar um destes para a nossa viagem do Pocinho a Barca d'Alva)! |
Este já não tem tanto interesse para nós! É movido à pedalada. |
Embora envidraçado, trata-se de um Salão Pagador. |
Vista em pormenor da locomotiva CP002 de duas rodas motrizes.(c) |
Carruagem de passageiros de 1ª classe, com cortinas e assentos aveludados. Um luxo para a época. Circulou um pouco por toda a parte, em bitola ibérica. |
No quadriciclo motorizado o inspetor ia sentado numa cadeira de pau. Para o condutor havia o normal selim dos nossos dias! |
Ora aqui temos em pormenor a luxuosa carruagem de primeiríssima classe. |
Veículo rodoferroviário que pertence à "Refer" (Rede Nacional Ferroviária). |
O guardião do templo...Desculpem-me, mas aqui não entra futebol. |
* A freguesia é servida pela Estação Ferroviária de Nine, que serve a linha do Minho e o Ramal de Braga.
* Quero agradecer em meu nome pessoal e dos meus dois acompanhantes a autorização prestada pela ilustre Senhora Doutora Rita Jardim Pereira da Associação Nacional do Museu Ferroviário, do Entroncamento e ao ilustre colaborador Rui Vilaça, pessoa que nos franqueou as portas e foi prestando os esclarecimentos às questões que punhamos. Aconselho todos os entusiastas a fazerem uma visita, logo que haja condições para a sua efetiva abertura.
NOTAS IMPORTANTES:
a) - Locomotiva de origem inglesa do fabricante "Bayer Peacock" do ano de 1899, cujo número de fabrico foi o 3022, tendo sido batizada pela empresa "Minho e Douro", com o nome de "Mattosinhos", circulando com o número 18 até 1931, de 1931 até 1951, a sua numeração passou a ser CP2018, tendo, finalmente, a partir de 1951, sido renumerada como CP14.
b) - Locomoitiva de origem inglesa do fabricante "William Fairbaim & Sons", adquirida pela "Companhia Central Peninsular de Caminhos de Ferro" e que terá sido batizada com o nome "Estremoz", sendo posteriormente comprada pela companhia "Caminhos de Ferro do Estado Minho e Douro" em 1874, sendo que desde este ano até 1901 era a número MD 17, renumerada em 1901 - até 1904 - como a MD 13, desde 1904 a 1931 MD 49 e, por último, desde 1931 aos nossos dias, CP2049.
c) - Esta locomotiva (CP002) faz parte de uma série de quatro, mas construidas por dois fabricantes distintos. Assim, a CP001 e CP002 foram fabricadas pela "Sachscische Machinefabeik Vormals-Richard Harteman AG" (Alemanha) no ano de 1882, com os números de fábrica 1132 e 1133, numeradas como CP1 e CP2 até 1933, sendo em diante as CP001 e CP002. As restantes duas (CP003 e CP004) foram fabricadas pela casa "John Cockerill, Ougrée", na Bélgica, sendo os números de fábrica 1601 e 1602. Numeradas até ao ano de 1931 como CP3 e CP4 e posteriormente, até hoje, CP003 e CP004.
Um muito obrigado ao ilustre amigo Rui Vilaça por estas tão importantes notas.
NOTAS IMPORTANTES:
a) - Locomotiva de origem inglesa do fabricante "Bayer Peacock" do ano de 1899, cujo número de fabrico foi o 3022, tendo sido batizada pela empresa "Minho e Douro", com o nome de "Mattosinhos", circulando com o número 18 até 1931, de 1931 até 1951, a sua numeração passou a ser CP2018, tendo, finalmente, a partir de 1951, sido renumerada como CP14.
b) - Locomoitiva de origem inglesa do fabricante "William Fairbaim & Sons", adquirida pela "Companhia Central Peninsular de Caminhos de Ferro" e que terá sido batizada com o nome "Estremoz", sendo posteriormente comprada pela companhia "Caminhos de Ferro do Estado Minho e Douro" em 1874, sendo que desde este ano até 1901 era a número MD 17, renumerada em 1901 - até 1904 - como a MD 13, desde 1904 a 1931 MD 49 e, por último, desde 1931 aos nossos dias, CP2049.
c) - Esta locomotiva (CP002) faz parte de uma série de quatro, mas construidas por dois fabricantes distintos. Assim, a CP001 e CP002 foram fabricadas pela "Sachscische Machinefabeik Vormals-Richard Harteman AG" (Alemanha) no ano de 1882, com os números de fábrica 1132 e 1133, numeradas como CP1 e CP2 até 1933, sendo em diante as CP001 e CP002. As restantes duas (CP003 e CP004) foram fabricadas pela casa "John Cockerill, Ougrée", na Bélgica, sendo os números de fábrica 1601 e 1602. Numeradas até ao ano de 1931 como CP3 e CP4 e posteriormente, até hoje, CP003 e CP004.
Um muito obrigado ao ilustre amigo Rui Vilaça por estas tão importantes notas.
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