ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PORTO-CAMPANHÃ!
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PORTO-CAMPANHÃ", simplesmente conhecida por "Estação de Campanhã" é uma interface ferroviária situada precisamente na freguesia de Campanhã, na cidade do Porto. Antes desta designação chamou-se de "Pinheiro" devido a ter sido erguida em terrenos da antiga "Quinta do Pinheiro" e cuja denominação ainda se mantém numa artéria que ladeia a estação - a Rua do Pinheiro de Campanhã.
* É a entrada ferroviária mais movimentada da cidade "tripeira". Situada na parte oriental da cidade, constitui um excelente ponto de partida para conhecer a "Invicta" e seus arredores, com ligações permanentes para o centro da cidade (Estação de Porto-São Bento) e ligações às linhas do Douro, Minho, Norte e ramais de Braga e Guimarães.
* No ano de 2004, esta interface detinha a classificação A (a máxima) da Rede Ferroviária Nacional, contava com dezasseis (16) vias de comunicação, aonde se poderiam realizar manobras, dispondo de equipamento para informação ao público. No ano transato (2010) ainda dispunha do mesmo número de vias, cuja extensão variava entre os 220 (duzentos e vinte) e os 555 (quinhentos e cinquenta cinco) metros; tendo as plataformas um comprimento entre os 220 (duzentos e vinte) e os 510 (quinhentos e dez) metros e uma altura de 90 (noventa) centímetros, à exceção da primeira que apenas tem 65 (sessenta e cinco).
* Esta estação foi inaugurada em 21 de Março de 1875. No ano de 1902, um tabuleiro metálico foi instalado na Rua da Noeda, com o propósito de expandir as instalações da mesma. Originalmente, a estação incluia serviços de apoio técnico a material circulante. No entanto, estas facilidades tornaram-se insuficientes para as necessidades, pelo que, logo a seguir, no ano de 1903, foi aprovado o projeto para uma estação em Contomil (atual Contumil), para ajudar Campanhã na prestação de apoio técnico, e servir de entroncamento entre as Linhas do Minho e Circunvalação do Porto (atualmente chamada de Linha de Leixões).
* No ano de 1932, foi montado um sistema de sinalização elétrica nesta estação, e no ano seguinte (1933) foram efetuados melhoramentos na "toma da água" das locomotivas (hoje inexistente) e foi aprovada a construção de muros de suporte, uma ligação entre as várias plataformas e duas placas baixas para o descarregamento de mercadorias (nos nossos dias, a estação não faz serviço de despacho de mercadorias), além da instalação de sinalização do lado norte da estação. Já no ano de 1934 é aprovada a instalação de um telefone e de uma campainha de chamada em cada plataforma.
* No ano de 1971, esta interface passou a deter um serviço direto de ligação com a cidade espanhola de Corunha, cujo percurso, no ano seguinte (1972) foi reduzido para Vigo (onde, por enquanto, ainda se mantem).
* Assim esta estação é servida por composições "urbanas", "regionais", "intercidades", "alfas pendulares" e "internacionais".
* É igualmente servida pelas composições do "Metro do Porto", autocarros da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), empresas privadas de transporte de passageiros (por exemplo, a "Empresa de Transportes Gondomarense"), possuindo no largo exterior uma praça de táxis.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
* TEXTO ESCRITO SEGUNDO AS NOVAS NORMAS DO ACORDO ORTOGRÁFICO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA.
À excepção das locomotivas, a diesel, da série 1400 que já não fazem serviço comercial (estão reservadas para manobras), está aqui feito uma resenha do material circulante, quer de passageiros, quer de mercadorias. Nas locomotivas a diesel faltam as da série 1900 que esrão sendo reabilitadas para serem, novamente, postas ao serviço da CP-Carga.
Composição "intercidades" com destino à Estação Ferroviária de Lisboa (Santa Apolónia), tracionada pela locomotiva elétrica da série 5600, como é habitual. |
Locomotiva elétrica da série 4700 (a número 4717) que se encontra afeta, esclusivamente, ao serviço da CP-Carga! |
A locomotiva rebocava uma composição de vagões "cimenteiros" pertencentes à portuguesa "Cimpor" e à espanhola "Transfesa", não tendo efetuado paragem na estação. |
Composição da série espanhola 592, conhecidas por "Camellos", que tinha como destino a Estação de Porto-São Bento e provinha do Peso da Régua. |
"UTE" (unidade tripla elétrica) da série 2200 (a número 2273) que está afeta à "CP-Regional". |
Locomotiva a diesel "Bombardier" da série 1960. Estão afetas na totalidade à "CP-Carga" e são as mais potentes em circulação. |
Também já sujeita às "borradelas" da praxe, ela tracionava uma longa composição de "cimenteiros", que pelo seu esforço de tração iria na sua máxima carga. |
Composição de vagões "madeireiros" tracionada por uma locomotiva a diesel da série 6000, que pertence ao operador "Takargo Rail" do grupo "Mota-Engil". |
À excepção das locomotivas, a diesel, da série 1400 que já não fazem serviço comercial (estão reservadas para manobras), está aqui feito uma resenha do material circulante, quer de passageiros, quer de mercadorias. Nas locomotivas a diesel faltam as da série 1900 que esrão sendo reabilitadas para serem, novamente, postas ao serviço da CP-Carga.
1 comentários:
Mais uma vez temos dar os parabéns ao amigo António "Texas Selvagem" pela sua paixão e tentando dar a todos um pouco da historia do mundo ferroviário.
Um abraço!!!!!!!!!!!
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