ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VILA FRANCA DE XIRA
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VILA FRANCA DE XIRA", inicialmente "Estação de Villa Franca", é uma infraestrutura da linha do Norte, na qual se situa no PK. (ponto quilométrico) 30,164 e que serve a cidade de Vila Franca de Xira, sendo o acesso feito pelo Largo Marquês de Pombal.
* Sendo considerada estação de primeira, está dotada de um terminal de autocarros, bilheteiras, sala de espera, posto telefónico, praça de táxis, caixa "multibanco", cafetaria, aparcamento automóvel gratuito, transporte de bicicletas, elevadores (não é possível o atravessamento do canal ferroviário) e posto de correios (serviço postal).
* Nos dias de hoje é servida pelas composições "intercidades", "regionais" e "urbanos" (linha da Azambuja). Possui, apenas, duas vias de circulação com o comprimento de duzentos e cinquenta cinco (255) e cento e oitenta (180) metros, com as plataformas a terem duzentos e vinte oito (228) e cento e cinquenta nove (159) metros de extensão e a altura de noventa (90) centímetros.
* O troço em que se insere, que liga Lisboa ao Carregado foi inaugurado em 28 de setembro de 1856. O edifício ferroviário tem as fachadas revestidas a azulejos fornecidos pela autarquia e colocados no ano de 1930 pelo pintor português, Jorge Colaço.
Como não é permitido atravessar o canal de circulação, utilizam-se os elevadores e o viaduto superior. |
Composição urbana "UTE" da série 2350. |
Monumento ao toureiro, em frente ào edifício ferroviário, na Praça Marquês de Pombal. |
Do cimo do viaduto, vista lateral do edifício da estação. |
Estas composições pertencem aos "comboios urbanos de Lisboa" e seguem até Azambuja. Numa tarde de domingo teve bastante clientela. |
Do cimo do viaduto vista para sul. |
Do mesmo local vista para o lado oposto (norte). |
0 comentários:
Enviar um comentário