ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PINHAL NOVO
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PINHAL NOVO" é uma infraestrutura que serve de interface às linhas do Alentejo (PK. 15,439) e do Sul (PK. 36,806) e serviu o extinto (em 1989) ramal do Montijo. Tem acesso pelo largo José Maria dos Santos daquela freguesia palmelense.
* Encontra-se inserida num cento comercial e dotada de terminal de autocarros, praça de táxis, caixa "multibanco", bilheteiras, sala de espera, quartos de banho (incluindo adaptados a deficientes), escadas rolantes, aluguer de bicicletas, cafetaria, acessos a cadeiras de rodas e elevadores (não sendo permitido o atravessamento do canal ferroviário). É servida pelas composições do tipo "urbanos", "intercidades" e "alfas pendulares".
* Foi inaugurada em 15 de julho de 1857 pela então "Companhia Nacional dos Caminhos de Ferro do Sul do Tejo" e completamente reconstruída pelo arquiteto Motta Guedes no ano de 2002.
* Possui quatro vias de circulação, onde são permitidas manobras, com os comprimentos de quatrocentos e noventa num (491), trezentos e noventa três (393), trezentos e vinte oito (328) e 301 (trezentos e um) metros, com as plataformas a terem a extensão de trezentos e quarenta três (343), trezentos (300) e duzentos e sessenta quatro (264) metros e a altura única de noventa (90) centímetros.
Também andei por aqui ... de comboio! |
Locomotiva a diesel da série 1900 |
Vagões do tipo "Ealos". |
0 comentários:
Enviar um comentário