ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CASA BRANCA
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CASA BRANCA" é uma interface da linha do Alentejo, na qual se situa ao ponto quilométrico (PK.) 90,406 e o entroncamento com a linha de Évora. Serve a localidade homónima da freguesia de Santiago do Escoural do concelho de Montemor-o-Novo, com acesso pelo largo Primeiro de Maio. Outrora, e nesta mesma estação, teve início um antigo caminho de ferro mineiro (de bitola larga) que servia as minas da Nogueirinha e outras da serra de Monfurado.
* É servida pelas composições do tipo "intercidades", encontrando-se dotada de casas de banho, sala de espera, acesso a cadeiras de rodas e elevadores (não é permitido o atravessamento do canal ferroviário).
* Possui três vias de circulação com quinhentos e cinquenta (550), quatrocentos e vinte (420) e trezentos e oitenta (380) metros de comprimento; as plataformas têm cento e setenta (170) e cento e vinte nove (129) metros de extensão e a altura de cinquenta e cinco (55) e quarenta (40) centímetros.
* Foi inaugurada em 14 de setembro de 1863 integrada na linha de Évora e em 15 de fevereiro de 1864 como fazendo parte da linha do Alentejo.
* Entre 10 de maio de 2010 e 23 de julho de 2011 teve todas as circulações suspensas devido a obras de remodelação no canal ferroviário.
Frontaria do edifício na parte voltada para a gare. |
Não minto! Passei por aqui ... |
Lateral do edifício ferroviário |
Antigo armazém de mercadorias. |
O edifício da estação em todo o esplendor. |
0 comentários:
Enviar um comentário