ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALADO
* Trata-se de uma infraestrutura ferroviária que se localiza em terrenos pertencentes a diferentes autarquias, daí a sua designação oficial ser "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALADO/NAZARE/ALCOBAÇA", situando-se no ponto quilométrico (PK.) 130,617 da linha do Oeste. O acesso é feito pela rua Professor Arlindo Varela, na freguesia de Valado dos Frades, do concelho da Nazaré (antigamente Nazareth),
* Está dotada de uma praça de táxis e de edifício próprio para os quartos de banho. É servida pelas composições do tipo "regionais" e "interregionais".
* Inserindo-se no troço compreendido entre as estações de Torres Vedras e Leiria, foi inaugurada em 01 de agosto de 1887, pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses".
* Além de três linhas de topo, possui três vias de circulação, onde são permitidas manobras, com os comprimentos de quatrocentos e noventa (490), quatrocentos e oitenta seis (486) e duzentos e quarenta seis (246) metros; as duas plataformas possuem duzentos (200) e duzentos e vinte (220) metros de extensão e a altura de quarenta (40) e 45 (quarenta cinco) centímetros.
Lateral do edifício da estação, através do qual se pode constar a verdadeira designação. |
Grua que serviu para a descarga das mercadorias. Embora com conservação aceitável, hoje não tem qualquer fim. |
Viaduto que serve o canal ferroviário e antecede a entrada na estaçâo, no sentido de sul/norte. |
O edifício das retretes, sentinas, sanitas, wc's ou quartos de banho (escolham!) |
0 comentários:
Enviar um comentário