ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA FIGUEIRA DA FOZ
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA FIGUEIRA DA FOZ" é uma interface que se localiza no ponto quilométrico (PK.) 215,185 da linha do Oeste, tendo acesso pelo Largo da Estação na cidade homónima. Foi também a estação inicial (PK.,0,0) do ramal da Figueira da Foz que foi extinto em 05 de janeiro de 2009.
* Para o movimento que outrora esta estação teve, em nossos dias encontra-se caduca e a necessitar de algumas obras de conservação. Recordar que o ramal ferroviário que serve o porto da cidade tem início a cerca de quinhentos metros da estação, não interferindo com o movimento desta.
* É servida pelas composições do tipo "regionais", "urbanos" e "interregionais", estando dotata de um terminal de autocarros, de praça de táxis, de lugares de estacionamento automóvel gratuito, de bilheteiras, de acessos a cadeiras de rodas, de retretes (incluindo w.c's para deficientes), sala de espera, cafetaria, posto público telefónico e transporte de bicicletas.
* No perímetro ferroviário encontram-se as antigas oficinas da EMEF que foram encerradas em 30 de novembro de 2011 e cujos trabalhadores (cerca de 30) foram transferidos para o Entroncamento.
* Possui seis vias de circulação, em que se efetuam manobras e cujos comprimentos variam entre os duzentos e quarenta seis (246) e os duzentos e noventa cinco (295) metros, com a extensão das plataformas a variarem entre os duzentos e noventa dois (292) e os duzentos e trinta (230) metros de extensão, com as alturas das mesmas a oscilarem entre os trinta (30) e os sessenta (60) centímetros. Tem ainda quatro linhas de topo que são usadas essencialmente para as composições cumprirem horários.
Comemorações, homenagens ... |
UDD da série 0450 que ainda vai prestando algum serviço |
Grua afeta ao antigo cais de mercadorias |
Canal ferroviário, com a ponte rodoviária ao fundo. |
Frontaria do edifício ferroviário na parte voltada para a gare. |
0 comentários:
Enviar um comentário