ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA GRANJA
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA GRANJA" é uma interface da linha do Norte que serve a freguesia gaiense de São Félix da Marinha e cujo acesso é feito pela rua da Estação.
´* Apenas é servida pelas composições "urbanas", estando dotada de terminal de autocarros, praça de táxis, bilheteira, cafetaria, sala de espera, retretes e acesso a cadeiras de rodas.
* Além de uma linha de topo e outra de reserva onde se efetuam as manobras, tem três vias de circulação com os comprimentos de seiscentos (600) e setecentos e dez (710) metros, com as plataformas a medirem duzentos e quarenta cinco (245) e duzentos e sessenta (260) metros de extensão, com as alturas de setenta (70) e trinta e cinco (35) centímetros.
* Entrou ao serviço comercial em 08 de julho de 1863, integrada no troço entre as estações de Vila Nova de Gaia e de Estarreja daquela linha, que foi inaugurado pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses".
* Em todas as fachadas do edifício ferroviário podem-se encontrar azulejos fabricados pela Fábrica Ponte Nova e pintados pelos artistas Licínio Pinto e Francisco Pereira.
Frontaria do edifício na parte voltada para o canal ferroviário. |
Lateral do edifício sendo visíveis os azulejos que o decoram a toda a volta. |
Antigo armazém de mercadorias. |
Material para trabalhos pesados na via e que pertence ao empreiteiro ferroviário "Fergrupo". |
0 comentários:
Enviar um comentário