SÉRIE 592 DA RENFE
* Já muito foi dito sobre este material circulante ferroviário e não serei eu, simples entusiasta e manifesto ignorante que irá acrescentar novidades.
* A Série 592 da "Renfe" espanhola é uma composição do tipo "UTD" (unidade tripla a diesel) que no seu comprimento máximo poderá ser acoplada em mais duas unidades e que foram fabricadas entre os anos de 1981 e 1984, pela empresa "Macosa/Ateinsa". Cada unidade tripla possui entre duzentos a duzentos vinte oito lugares, atingindo a velocidade máxima de 120 quilómetros/hora.
* Popularmente, e já em terras espanholas elas são apelidadas de "camellos" devido às saliências das caixas do ar condicionado que se localizam por cima das respetivas portas. São formadas por automotora/carruagem/automotora.
* Foi com este material alugado à congénere espanhola que a operadora portuguesa conseguiu suprir (parcial e ainda assim escassamente) a falta de material automotor a diesel. O aluguer terá sido por um valor que nunca foi confirmado oficialmente e que terá sido um negócio para "nuestros hermanos" que já tinham este material encostado sem utilização. As composições terão cerca de trinta anos de vida e gastam combustível em demasia (o consumo andará pelos dois litros de gasóleo/quilómetro). O aluguer comporta vinte e cinco composições (15+10), sendo que já não circulam todas, devido a vários acidentes ou incidentes, nomeadamente a destruição completa de uma na região de Vigo e de incêndios relativamente frequentes, dado o sobreaquecimento dos seus motores.
* Na sua totalidade encontram-se afetas às linhas do Douro, Minho e Oeste, sendo ainda usadas no comboio internacional "Celta" do Porto a Vigo.
* A Série 592 da "Renfe" espanhola é uma composição do tipo "UTD" (unidade tripla a diesel) que no seu comprimento máximo poderá ser acoplada em mais duas unidades e que foram fabricadas entre os anos de 1981 e 1984, pela empresa "Macosa/Ateinsa". Cada unidade tripla possui entre duzentos a duzentos vinte oito lugares, atingindo a velocidade máxima de 120 quilómetros/hora.
* Popularmente, e já em terras espanholas elas são apelidadas de "camellos" devido às saliências das caixas do ar condicionado que se localizam por cima das respetivas portas. São formadas por automotora/carruagem/automotora.
* Foi com este material alugado à congénere espanhola que a operadora portuguesa conseguiu suprir (parcial e ainda assim escassamente) a falta de material automotor a diesel. O aluguer terá sido por um valor que nunca foi confirmado oficialmente e que terá sido um negócio para "nuestros hermanos" que já tinham este material encostado sem utilização. As composições terão cerca de trinta anos de vida e gastam combustível em demasia (o consumo andará pelos dois litros de gasóleo/quilómetro). O aluguer comporta vinte e cinco composições (15+10), sendo que já não circulam todas, devido a vários acidentes ou incidentes, nomeadamente a destruição completa de uma na região de Vigo e de incêndios relativamente frequentes, dado o sobreaquecimento dos seus motores.
* Na sua totalidade encontram-se afetas às linhas do Douro, Minho e Oeste, sendo ainda usadas no comboio internacional "Celta" do Porto a Vigo.
Vista parcial de uma unidade da primeira série, desta foram alugadas quinze composições. |
Uma composição da segunda série deste modelo, de que foram alugadas dez unidades. |
0 comentários:
Enviar um comentário