Estação Ferroviária de Rio Tinto!
* A estação ferroviária de Rio Tinto, é a única que pertence ao concelho gondomarense, situando-se naquela cidade e sendo servida pelas Linhas do Douro e Minho.
* Atualmente o edifício da estação encontra-se ocupado com uma esquadra do Comando Metropolitano do Porto da PSP (Polícia de Segurança Pública), muito embora seja propriedade da "Refer" (Redes Ferroviárias).
* As únicas composições que fazem paragem naquela estação são as "UME" (unidades múltiplas elétricas) da série 3400 e que pertencem aos comboios suburbanos do Porto.
A estação apenas possui as habituais duas linhas de circulação (a ascendente e a descendente), encontrando-se o resto do espaço utilizado como parqueamento automóvel de funcionários e também de veículos particulares.
* É uma estação ricamente decorada em termos pitóricos, através da azulejaria que a rodeia, possuindo além de duas escadas, dois elevadores que dão acesso às linhas 1 e 2, já que o atravessamento das mesmas não é possível.
* Foi contemplada com a atribuição no ano de 1943 do PRIMEIRO LUGAR das estações mais floridas, como consta de um azulejo colocado numa das paredes laterais e executado pela célebre fábrica "Viuva Lamego".
* Ao invés do que acontece em outras estações ferroviárias, sem a presença física do chefe, esta possui o barracão de mercadorias em muito bom estado de conservação, embora fechado a sete chaves e nada se vislumbrando no seu interior. Apenas no canal onde existiu a linha de reserva foram lá colocados três rodados que fazem a história, mas que infelizmente têm de estar presos com um cadeado e aloquete.
Hoje, resolvi, num quarto-de-hora (não mais) estacionar o "automobile" e fazer uma dúzia de fotos que passo a partilhar convosco, amigos blogueiros.
Azulejo de fundo azul que representa as lavadeiras no rio. Encontra-se na fachada virada para o cais de embarque. |
Antigo barracão de mercadorias, em bom estado, mas fechado a sete chaves, desconhecendo-se, por completo, o seu conteudo, se é que o tem! |
Carris históricos, de via larga e estreita, que se encontram no canal onde antes existiu a linha de resguardo. Para se evitarem dissabores maiores encontram-se acorrentados! |
Este rodado encontra-se ligeiramente separado dos dois anteriores...e solto! Pudera o seu peso é só para gente musculosa! |
Azulejo de fundo azul e amarelo, representando um barco rabelo duriense. Também se encontra na fachada virada para o cais de embarque. |
Em 1943...primeiro prémio das estações floridas. Hoje nem jardim há. O painel foi executada pela célebre fábrica cerâmica "Viuva Lamego". |
O nome da estação ferroviária escrito sobre azulejos de fundo azul e com alguma arte à mitura. |
São só estas composições que fazem paragem nesta estação. Esta tinha como destino a Estação Ferroviária de Penafiel, na Linha do Douro. |
Vista geral de Sul para Norte. |
Passagem inferior sobre a via férrea. Nas extremidades da esquerda existem escadas, nas da diereita elevadores (dois). |
Agora vista geral de Norte para Sul. O atravessamento tem de ser efetuado obrigatoriamente por debaixo das vias. |
O quadro eletronico estava ainda sob o efeito do mau tempo! Na linha 2 a próxima composição destina-se a Porto/São Bento e tem passagem às 11h36. |
Este estava em bom funcionamento. A composição que irá passar às 11h26, destina-se à Estação Ferroviária de Guimarães. |
3 comentários:
É das estações que por obrigação do trajecto passo mais vezes. Mas como andamos sempre a correr, já a bastante tempo não tenho parado para observar os comboios.De facto é muito bonita, e em geral está tudo bem arranjado, não pode ser tudo mau.
Um abraço
Teixeira mais um passeio , não há beira mar ... mas há beira de R.Tinto
Tem boas fotos e mostra o que é a estação ferroviária
Caro amigo, mais uma estação bem fotografada para mais tarde recordar...apesar de ser a poucos Kms de sua casa !!! Para domingo como é ?!
Abraço
Luis
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