DE COMBOIO ATÉ AVEIRO E DESDE O PORTO/CAMPANHÃ
* Não me alongando demasiado na retórica, até porque o essencial foi dito na mensagem anterior, apenas vou compartilhar as fotografias efetuadas durante o trajeto, quer à ida, quer à vinda; esperando sempre pelos vossos comentários e sugestões.
UTD (unidade tripla diesel) da série 592, com o número português 030M, que iria fazer a Linha do Douro até à Estação Ferroviária do Peso da Régua. |
UTE (unidade tripla elétrica) que se encontrava em tripla, da série 2250 e que estava sem serviço atribuido. |
"UME" (unidade multipla elétrica) da série 3400 que tem como destino a Estação de Caide (linha do Douro). |
Através do nevoeiro, um "maximbombo"...perdão uma dresine e respetiva vagoneta. Este material pertence à "Refer" (Rede Ferroviária Nacional) e encontra-se afeto ao serviço de vias e obras. |
Chegou-se ao destino. Estação ferroviária de Aveiro. O interesse está na composição da série 4000, que são as usadas nos "alfas pendulares". De costas...os dois anjinhos! |
Estas "UTE'S" são apelidadas por "Lili Caneças" e são usadas para comboios regionais |
Esta "UME" foi a que me transportou, juntamente com o "el comandante". |
Uma pequena partida do recruta...À esquerda o engenheiro ferroviário Pedro Zúquete; à direita, o comandante ferroviário João Ribeiro da Silva (mais baixinho e um pouco calvo, não careca)! |
Entrada (com passagem sem paragem) de uma composição tracionada por uma locomotiva a diesel da série 333.001 que pertence à "Comsa Rail Transportes". |
Se não me enganei eram vinte os vagões, que iam vazios, mas servem para o transporte de troncos de madeira. |
Acontece! Foi apanhado pela câmara do recruta. Pensador ou pensativo? |
Com um até breve ao amigo Pedro, tivemos de regressar ao ponto de partida ou haviam ficado as viaturas. |
Paragem na Estação Ferroviária de Avanca, terra natal do "nosso" nobel da medicina, Professor Doutor António Egas Moniz. A freguesia pertence ao concelho de Estarreja. |
Vista parcial da Estação Ferroviária de Esmoriz, cidade que pertence ao concelho de Ovar (ainda!!!) |
Estação Ferroviária da Granja, situada na freguesia gaiense de São Félix da Marinha. |
Os atuais abrigos para os passageiros...em dias ventosos com chuva, não basta apenas os "umbrelas"! |
Continua-se no concelho de Vila Nova de Gaia, mas agora já na freguesia de Valadares. |
Vagão para transporte de toros de madeira, do tipo "Klmps" aparcado numa das linhas de reserva da Estação das Devesas, a principal de Vila Nova de Gaia. |
Agora vagões plataforma do tipo "Rlps" carregados de sacos de cimento, no mesmo local. |
E chegou-se! Em linha de topo da Estação de Campanhã uma máquina atacadeira do construtor ferroviário "Fergrupo" |
Imediatamene a seguir, máquina reguladora de balastro do mesmo empreiteiro. |
Parece um brinquedo, mas não é. Vagoneta que serve para o transporte de carris e pertence à "Refer" |
Também anda sobre carris. Composição da "Metro do Potto" na interace dampanhã e com destino à Estação do Senhor de Matosinhos. |
Em sentido inverso, esta tem como destino final a freguesia gondomarense de Fânzeres. |
Actualmente as composições "intercidades" são tracionadas por locomotivas elétricas da série 5600, de fabrico "Siemens"... |
...e formadas por carruagens "corail" de 1ª e 2ª classes. |
As composições "alfa-pendulares" são usadas no percurso Braga/Porto/Lisboa/Faro e em poucos troços atingem a sua velocidade máxima de 220 Km/hora. |
A temos a locomotiva elétrica "Siemens" da série 5600. |
E o adeus é feito com uma composição da série 4000 de fabrico italiano "Fiat". |
2 comentários:
Bela passeata...em breve estarei também pronto para mais viagens !
Mais partida ... mais uma viagem ... é entrar senhores passageiros ....neste caso , carolas da ferrovia ....
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