VIAGEM FERROVIÁRIA PELA LINHA DO MINHO!
* No último sábado (de Ramos), tomou-se a composição número 421, com saída da Estação Ferroviária do Porto/Campanhã pelas 07h55 e regressou-se ao destino numa composição idêntica, com o número 854, cuja partida da Estação Ferroviária de Valença se verificou pelas 17h53.
* Apenas ficou a faltar o pequeno troço entre as Estações de Porto/São Bento e Porto/Campanhã que nada de novo traria à viagem.
* Quer a ida, quer a vinda foram efetuadas através de composições "UTD" (unidades tripla diesel) da série 592, as vulgares "camellos" alugadas à espanhola "Renfe" para suprimir a falta de material circulante.
* Nada de anormal se passou, a não ser a possibilidade que me foi dada de fazer algumas fotografias na Ponte rodo-ferroviária de Viana do Castelo, a bordo da cabine de condução, o que me fascinou, mas ainda não me satisfez.
* A nível ferroviário a minha opinião não terá qualquer significado, mas pessoalmente, não gosto deste material circulante, pois que antigo por antigo, tínhamos as "nossas" UDD" (unidades dupla diesel) da série 0450 e as "UTD" (unidades triplas diesel) da série 0600, as conhecidíssimas "sorefame" metálicas.
Os corredores são demasiado estreitos, são portas interiores em excesso, o barulho do arranque é bastante forte, bem como o cheiro a óleo, por vezes, torna-se insuportável.
Como cheguei um pouco cedo...fui preparando a "Sony" Composção elétrica da série 2260, apara numa das linhas de topo. |
Era esta que me havia de levar, mas ainda faltavam quinze minutos. |
Assim...na interface composição da "Metro do Porto" com destino à Estação Senhor de Matosinhos. |
Em sentido inverso, chegada de outra composição idêntica com destino a Fânzeres (Gondomar) |
Estas composições são mais modernas e terminam aqui a sua marcha; fazendo a Linha da Póvoa, preferencialmente. |
O interior de uma carruagem das tais espanholas! |
Na passagem (non stop) pela Estação Ferroviária de Nine, material afeto às vias e obras e pertencente à "Refer" |
Vista parcial da frontaria da Estação Ferroviária de Tamel, onde se efetuou um cruzmento. |
Breve paragem na Estação Ferroviária de Barroselas |
Na estação ferroviária de Viana do Castelo, uma composição da série"592", aguarda que lhe seja distribuido serviço. |
Já esta da série "0450" irá fazer um regional entre Viana do Castelo e Valença. |
De dentro da cabine o sol vai-nos dizendo adeus! |
Fim da linha do Minho, no PK130,00 no espaço da Estação de Valença. |
Vagão de transporte de toros de madeira, da série "Sgmss" que pode atingir a velocidade máxima de 120 Km/hora. |
Aqui é só um compartimento da carruagem, seja metade! |
* Por via destas verdades, corro o risco de ver cassada a credencial que me permite ir dando azo ao meu hobbie...
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