Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

17 de julho de 2011

Linha do Minho até à "Princesa do Lima"...Viana do Castelo!

* Enquanto a minha situação profissional não estiver decidida - e não é por minha causa que essa situação se arrasta há já três anos - e na falta de férias da consorte, vou ajudando a curar as maleitas, satisfazendo o meu capricho - ir de comboio atrás dos ditos - enquanto ele se pode realizar, pois  que a crise irá fazer  bastantes estragos a nível ferroviário, o que aliás se começa a sentir.
* Pois bem, ontem, sexta-feira, dia 15, aqui o vosso amigo resolveu juntar o útil ao agradável e além de fotograr material e estações ferroviárias, foi dar um abraço ao amigo Manuel Olímpio, ilustre funcionário na Estação Ferroviária de Viana do Castelo. Na ausência de outros companheiros destas lides foi acompanhado pela firme determinação de fazer algo pela nossa ferrovia nacional.  
* Assim, embarcou a bordo de uma composição da série 3400 pertencente aos "comboios suburbanos do Porto" - UME (unidade múltipla elétrica) - que  tinha como destino a Estação Ferroviária de Braga, mas que o deixou na Estação de Nine. Aqui, foi apnhado o regional número 3107, que partiu às 10h52 e que representava uma composição 0450 (que são as únicas que, por ora, fazem esta linha) que o deixou no destino final: "a Princesa do Lima". O regresso foi feito a bordo de uma composição idêntica, que correspondia à circulação número 3114, com partida às 16h03 pontuais; sendo o transbordo feito na estação anterior (Nine) para uma dos suburbanos que, neste caso, só parou em Famalicão, Trofa, São Romão e Ermesinde.
* Para que se possam deliciar (un petit peu...) irei legandar as fotos com as descrições máximas das respetivas localidades e material circulante; indo de seguida abordar as principais estações ferroviárias ao longo do percurso, uma vez que graças à genereosidade dos ilustres revisores, consegui fazer as duas viagens nas composições 0450, de portas abertas no espaço destinado às bicicletas.  Por esta facilidade, quero tornar públicos os meus veementes agradecimentos.

1. - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE NINE:

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE NINE", conhecida simplesmente como "Estação de Nine", é uma infraestrutura da Linha do Minho e do Ramal de Braga, que serve esta freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, situando-se no lugar da Estação.
* No ano de 2010, esta interface detinha cinco (5) vias de circulação que apresentavam entre os 165 (cento e sessenta cinco) e os 595 (quinhentos e noventa cinco) metros de comprimento, tendo as plataformas todas uma altura de noventa (90) centrímentos e uma extensão de duzentos e cinquenta (250), duzentos e quarenta (240), duzentos e trinta (230) e cento e sessenta cinco (165) metros.
* Esta interface foi inaugurada no ano de 1875 para ser um entreposto para a redistribuição dos diversos produtos provientes de toda a região minhota.
* Atualmente é servida por comboios "regional", "interregional", "internacional" e "urbano". 

2. - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BARCELOS:

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BARCELOS", conhecida apenas por "Estação de Barcelos", é uma infraestrutura da Linha do Minho, que serve o concelho do mesmo nome (distrito de Braga), tendo acesso pelo Largo Marechal Gomes da Costa.
* No ano de 2010, continha três linhas de circulação, tendo duas o comprimento de 555 (quinhentos e cinquenta cinco) e a restante 498 (quatrocentos e noventa oito) metros de comprimento; as duas plataformas tinham ambas quarenta (40) centímetros de altura e apresentavam a extensão de 273 (duzentos e setenta três) e 243 (duzentos e quarenta três) metros.
* Em Março do corrente ano, esta interface era utilizada por serviços "Regionais", "Interregionais" e "Internacionais" da transportadora "Comboios de Portugal" (CP). 

3. - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BARROSELAS:

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BARROSELAS", também conhecida popularmente como "Estação de Barroselas", é uma interface que serve a freguesia do mesmo nome, no concelho e distrito de Viana do Castelo, situando-se no Largo da Estação.
* No ano de 2010, contava com duas linhas de circulação, tendo ambas 468 (quatrocentos e sessenta oito) metros de comprimento, servidas por duas plataformas com 35 (trinta e cinco) centímetros de altura e 223 (duzentos e cinte três); metros de comprimento.
* No mês de Março deste corrente ano, esta interface era utilizada por serviços "Regionais", "Interregionais" e "Internacionais" da empresa "Comboios de Portugal" (CP).

4. - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TAMEL:

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TAMEL", abreviadamente conhecida por "Estação de Tamel", é uma interface da Linha do Minho, que serve a freguesia de Aborim, no concelho de Barcelos, distrito de Braga e cujo acesso se faz pela Rua de São Martinho.
* No ano passado (2010) apresentava duas vias de circulação, ambas com duzentos e setenta (270) metros de comprimento, apresentando as duas plataformas quarenta (40) centrímetros de altura e a extensão de cento e oitenta (180) metros.
* No mês de Março passado, esta interface era utilizada por serviços "Regionais" e "Interregionais" da operadora "Comboios de Portugal" - CP.

5. - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE DARQUE:

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE DARQUE", comumente conhecida como "Estação de Darque", é uma interface da Linha do Minho, que serve a freguesia de Darque, do concelho e distrito de Viana do Castelo.
* No ano de 2010 apresentava três vias de comunicação, com trezentos e dez (310), duzentos e setenta (270) e 523 (quinhentos e vinte três) metros de comprimento, tendo as duas plataformas a altura de 40 (quarenta) centímetros e a extensão de 157  (cento e cinquenta sete) e 153 (cento e cinquenta três) metros.
* No passado mês de Março, esta interface era utilizada por serviços "Regionais" da operadora "Comboios de Portugal" - CP.

6 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VIANA DO CASTELO:

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VIANA DO CASTELO", também conhecida por "Estação de Viana" ou ainda por "Estação de Viana do Castelo", é uma infraestrutura da Linha do Minho, que serve a cidade, concelho e distrito do mesmo nome, situando-se no Largo da Estação e enquadrando-se com o Terminal Rodoviário de Passageiros.
* No transato ano de 2010, continha três vias de circulação, duas com 275 (duzentos e setenta cinco) e a restante com 366 (trezentos e sessenta seis) metros de comprimento; sendo que as plataformas todas possuem a altura de 40 (quarenta) centímetros e a extensão de duzentos e vinte três (223) metros.
* No mês de Março deste mesmo ano, a Estação era utilizada por serviços "Regionais", "Interregionais" e "Internacionais" da operadora "Comboios de Portugal" - CP. 

7. - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MIDÕES:

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MIDÕES", abreviadamente conhecida por "Estação  de Midões", é uma interface da Linha do Minho, que serve a freguesia de Midões, do concelho de Barcelos e distrito de Btaga.
* No ano de 2010, apresentava duas linhas de circulação, que ostentavam ambas 495 (quatrocentos e noventa cinco) metros de comprimento, tendo as duas plataformas a altura de 30 (trinta) centómetros e a extensão de 151 (cento e cinquenta um) metros.
* Desde o mês de Março do ano em curso que aqui só fazem paragem nesta Estação, os serviços "Regionais" da operadora "Comboios de Portugal" - CP.

Escrito em Gondomar, por "texasselvagem".


A mudança de composição foi feita nesta estação, que se encontra
minimamente descrita no texto que antecede estas fotografias.
Note-se o logótipo da "Refer" (Redes Ferroviárias Nacionais)
que é a proprietária dos edifícios.  

Cocheira, com uma dresina afeta às "vias e obras" e onde se
constou que iria funcionar uma secção museológica, em
complemento à existente em Lousado. No entanto, de
promessas está o mundo cheio e a crise serve de desculpa
para a a falta de vontade na preservação do material ferroviário
que não circula pelas nossas linhas. 

Uma grande estação...vazia.
Vista das diversas plataformas existentes, sem viva alma. 

Em mais de trinta minutos que por lá me mantive, a única composição
que por lá passou (com breve paragem)  foi esta: uma dresine com
três vagonetas acopladas e que pertence à já referida "Refer".
Esta composição irá aparecer numa outra fotografia já no seu destino...

E eis que chegou à linha 5 (de topo) a "UDD" (unidade dupla diesel)
com o número 0457 que  me havia de ser deixar no seu destino (e meu)
a "Estação Ferroviária de Viana do Castelo".  

Viajei na carruagem Ry 0457.9 que possui, neste compartimento,
quarenta (40) lugares sentados.

Vista geral desse compartimento ainda sem qualquer passageiro.
Agradeço a possibilidade desta foto ao excelentíssimo condutor
da composição.

Pessoalmente deliro com estas composições da série 0450, que
aqui se vê no seu esplendor lateral.

Após a saida da estação de Nine, primeira paragem.
Apeadeiro de São Miguel da Carreira, que pertence já
ao concelho de Barcelos.

Vário tipo de material estacionado em linha de topo na Estação
Ferroviária de Barcelos, distrito de Braga...

Esta estação ferroviária encontra-se com o respetivo desenvolvimento
no texto que precede as fotos.

Apeadeiro de Durrães.
Freguesia do concelho de Barcelos (distrito de Braga) com a área de
2,90 quilómetros quadrados e uma população de cerca de novecentos
habitantes.

Estação ferroviária de Barroselas, cujo desenvolvimento consta no
texto em prefácio das fotos.
Barroselas é uma freguesia do concelho de Viana do Castelo (o
mesmo distrito) com a área de 7,47 quilómetros/quadrados e, segundo
os censos de 2001, com 3800 habitantes, o que dá uma densidade
populacional de 508,60 habitantes/quilómetro quadrado. Tem como orago
o São Pedro e designou-se por "Capareiros" até ao ano de 1971.

O abrigo de passageiros do lado oposto ao do edifício da estação.

Estação ferroviária de Darque, cuja história está a anteceder as fotos.
Freguesia que pertence ao concelho e distrito de Viana do Castelo, com
a área de 6,62 quilómetros quadrados e uma população de 7800 habitantes (
censos de 2001), correspondendo à densidade populacional de 177,90
habitantes por quilómetro/quadrado.
É nesta freguesia que se situam a famosa "Quinta do Santoinho" e a
Praia do Cabedelo (não confundir com a do mesmo nome, mas
em Vila Nova de Gaia.)

Pequeno apeadeiro denominado por "Areia-Darque" que dá acesso
direto a um areal que serve como praia fluvial.

E eis-me chegado ao destino. Estação Ferroviária de Viana do Castelo,
cuja resenha consta também do texto que precede estas fotos.
Ao invés da estação de Nine, plafaformas cheias de passageiros.
Fiquei impressionado com o movimento desta estação,
visto tratar-se de um dia de trabalho normal.

Outra perspetiva do cais de embarque, com a multidão que por lá
se encontrava a aguardar as diferentes composições.

O Centro Comercial que dá acesso direto ao Terminal Rodoviário de
Passageiros e à Estação Ferroviária.
Em primeiro plano a composição que me transportou.

Fotografia tirada do viaduto pedonal que atravessa as linhas
ferroviárias. 

Do mesmo viaduto, fotografia que mostra o cruzamento de
duas composições gémeas. Uma terminou a marcha a outra
vai  iniciá-la.

Sala de espera dos passageiros com tudo em madeira envidraçada.

Fachada exterior (grandiosa) do Edifício Ferroviário. Amplo, airoso e
bem cuidado.

Estátua em bonze que simboliza o "vira do Minho", com a
inscrição na pedra de "Hei-de voltar a Viana"
Pela minha parte fica feita a promessa, hei-de voltar, sim senhor. 

União entre a motora e o reboque da composição.

Pequeno edifício do apeadeiro de Alvarães.
Freguesia que pertence ao concelho e distrito de Viana do Castelo,
com a área de 10,24 quilómetros quadrados e a população de 2690
habitantes (censos de 2001), correspondendo à densidade populacional
de 262,80 habitantes por quilómetro/quadrado. Tem como orago o São
Miguel. 

Apeadeiro imediato. Senhora das Neves.

Nunca tinha visto deste material. Dresine nova que pertence ao operador
ferroviário "Construções Ferroviárias e Marítimas", com sede na cidade
da Figueira da Foz.

Cruzamento com uma locomotiva da marca "Bombardier", número
1974, que tracionava...

...vagões plataforma carregados de sacos de cimento. O roncar destas
máquinas é algo que fica no ouvido.

Estação Ferroviária de Tamel, onde se efetuou o cruzamento e cujo
desenvolvimento também precede as fotografias. 

Apeadeiro minúsculo de "Carapeços". O nome já está com letras
apagadas!

Outro pequeno apeadeiro, o de "Silva" (que não sou eu).

Já na volta, mais material do empreiteiro ferroviário "Ferrovias"
aparcado em linha de topo na Estaçãoo Ferroviária de Barcelos.

Ainda uma pequena amostra de mais material...

Antigo edifício da Estação Ferroviária de Midões, cuja resenha também
antecede as fotos, mas que se encontra transformado em simples
apeadeiro. Freguesia que pertence ao concelho de Barcelos, com
a área de 2,76 quilómetros quadrados, população de 457 habitantes
(censos de 2001), sendo a densidade populacional de 165,60
habitantes por quilómetro/quadrado. Tem como orago São
Paio. Antes da construção da Ponte sobre o Rio Cávado, esta
estação, que é a mais antiga do concelho, chegou a ser um terminal.

Dois vagões cerealíferos, do tipo "Tdgs" aparcados em linha de topo
na Estação Ferroviária de Nine. Na ida eles ainda lá não estavam.

Uma composição "Alfa Pendular" passando a grande velocidade pela
Estação de Nine, no Ramal de Braga.

Já cheguei ao ponto de partida (Estação Ferroviária do Porto/Campanhã)
e cá está a dresine com as três vagonetas que já se havia cruzado comigo
em Nine (não é Naine, inglês).

Uma composição "UTE" (unidade tripla elétrica) da série 2250 que não costuma ser muito usual
por estas paregens; visto que as "nossas" - as do norte - são amarelas.
Sem pretender ofender a senhora, são apelidadas por "Lili Caneças". 

Ora cá estão duas composições diferentes, mas ambas pertencentes aos
"comboios suburbanos do Porto", Uma "UTE" da série 2250 e outra
"UME" (unidade múltipla elétrica) da série 3400.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger