ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALCAINS
Infraestrutura ferroviária da linha da Beira Baixa, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 106,874 a que se acessa pelo largo de São Pedro. É servida pelas composições "regionais", encontrando-se dotada de parque de estacionamento de veículos, posto público telefónico, acesso a cadeiras de rodas e lavabos. Entrou ao serviço comercial em 06 de setembro de 1891, após a inauguração pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses. Além de duas linhas de resguardo, possui duas vias de circulação com a extensão de quinhentos e oitenta nove/seiscentos e cinquenta um metros quadrados, as plataformas possuem o comprimento de cento e setenta/sessenta e oito metros e a altura de cinquenta/vinte e cinco centímetros.
ALCAINS é uma vila desde 12 de novembro de 1971 e freguesia que integra o município albicastrense, cuja área total de 36,95 quilómetros quadrados se encontra ocupada em regime de permanência por cerca de cinco mil habitantes, o que conduz a uma densidade de praticamente cento e trinta seis alcainenses/quilómetro quadrado. Adotou como orago a Nossa Senhora da Conceição. Daqui é natural o General Ramalho Eanes que foi o presidente da República Portugesa de 1976 a 1986.
Fabricante, número de série e lotação do veículo ferroviário. Na altura da deslocação ainda não era permitido viajar de pé. |
O edifício ferroviário na parte voltada para o canal de circulação. |
0 comentários:
Enviar um comentário