ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALE DE PRAZERES
Trata-se de infraestrutura ferroviária da linha da Beira Baixa na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 132,600 e sendo acessada pela Rua da Estação. Quando entrou ao serviço comercial em 06 de setembro de 1891 denominava-se por "Valle de Prazeres" e detinha somente a categoria de apeadeiro. É servida pelas composições de tipologia "regionais" e encontra-se dotada de rampa de acesso a cadeiras de rodas.
Possui duas vias de circulação com mil cento e cinquenta e novecentos e oitenta sete metros de extensão, as duas plataformas têm noventa e nove e cento e sessenta metros de comprimento e a altura de trinta e cinco e setenta centímetros.
VALE DE PRAZERES é uma extinta, por aglutinação, freguesia do município do Fundão, que se uniu à congénere Mata da Rainha e que, aquando da sua extinção constituía-se por nove lugares (bairros ou aldeias) e tinha a área total de 54,36 quilómetros quadrados, ocupada em permanência por mil e duzentos habitantes, equivalendo à densidade populacional de vinte e dois habitantes/quilómetro quadrado.
Como dá para entender, edifício onde funciomam os lavabos para os dois sexos. |
O edifício ferroviário na parte voltada para o canal de circulação. |
Como houve cruzamento de composições, os entusiastas tiveram mais tempo para os bonecos da praxe. |
Embora o edifício esteja bem conservado, a estação encontra-se desguarnecida. |
A aguardar a passagem de um "intercidades" que é non-stop |
O canal de circulação no sentido de norte/sul, seja de Castelo Branco para a Covilhã.
0 comentários:
Enviar um comentário