Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

16 de julho de 2016

Estação de Chão de Maçãs - Fátima

Lateral do edifício ferroviário

Frontaria virada para as linhas de cikrculação

Elevador que serve o viaduto que atravessa as linhas 

Passagem de uma composição "alfa pendular" pela estação onde não tem paragem.
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CHÃO DE MAÇÃS-FÁTIMA", que inicialmente era denominada apenas por Chão de Maçãs e posteriormente veio-se-lhe a acrescentar "Fátima" é uma interface de passageiros da linha do Norte, onde se situa no ponto quilométrico (PK.) 114,413 e que se localiza na freguesia de Sabacheira do concelho nabantino (Tomar), que serve toda a população do concelho, dos concelhos vizinhos e ainda os milhares de turistas que anualmente por lá passam. Muito embora a estação detenha o nome "Fátima", a localidade fica a mais de vinte quilómetros daquela gare, mas sendo, ainda assim, a estação mais próxima.
* Contudo, em maio de 2012, com a abertura do IC9, junto a esta estação, no lugar do  Vale dos Ovos, esta passou a ser uma via privilegiada no acesso a Fátima, sendo a distância percorrida em menos de quinze minutos. 
* A estação é servida pelas composições "intercidades" e "regionais" e está equipada com posto público de telefone, de correios, casas de banho, elevadores, parque de estacionamento gratuito, acesso próprio a cadeiras de rodas, sala de espera e praça de táxis.
* A estação integra o troço entre o Entroncamento e Soure que veio a ser aberto à exploração em 22 de maio de 1864, pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses" e tem acesso pela Estrada Nacional (EN) 319, em cuja lateral se situa.
* No mês de Novembro de 1915 foram construídas casas destinadas a habitação do pessoal afeto a esta estação. Em 10 de julho de 1937 foi concedida a concessão de um serviço rodoviário de passageiros e mercadorias que ligava esta gare às localidades de Vila Nova de Ourém e Seiça. Como curiosidade, acrescente-se que no ano de 1939, uma composição especial que circulava entre Lisboa e Porto, para testar a marcha dos serviços rápidos, fez uma paragem inesperada dentro do espaço da estação.
* Em janeiro de 2011 iniciaram-se obras de manutenção da catenária no interior da estação, que vieram a ficar concluídas durante o primeiro trimestre de 2012.
* Atualmente  a infraestrutura possui quatro vias de circulação, cujos comprimentos vão desde duzentos e sessenta nove a trezentos e trinta oito metros, todas as plataformas possuem a extensão de trezentos e oito metros e noventa centímetros de altura. Fora estas comporta ainda, duas linhas de reserva e uma de topo.
* Por último deve-se assinalar que a operadora "Rodoviária do Tejo" (à parte a publicidade) estabelece carreiras de serviço interurbano com paragem nesta estação ferroviária e que servem:
a) - Abrantes-Tomar-Ourém-Nazaré;
b) - Abrantes-Tomar-Ourém-Leiria e em ambos os caos os veículos possuem a indicação de "Vale d'Ovos, Estação de Fátima".

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger