Estação da Lamarosa
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LAMAROSA" é uma interface que serve a localidade homónima do concelho de Torres Novas e se situa, concretamente, no ponto quilométrico (PK.) 144,413 da linha do Norte, cujo acesso se faz pelo Largo da Estação. Nesta gare tem início o ramal de Tomar.
* A estação encontra-se dotada de parque de estacionamento gratuito, rampas de acesso a cadeiras de rodas, telefone público, elevadores e uma praça para dois veículos de táxi. As composições que aqui efetuam paragem são as "regionais".
* Atualmente é constituída por quatro vias de circulação cujos comprimentos variam entre os cento e quarenta nove e os oitocentos e dez metros, com as plataformas com extensões de duzentos e vinte e cento e quarenta cinco metros e a altura de noventa centímetros. Tem ainda uma linha de reserva, destinada a manobras e outra de topo.
* Como se encontra integrada no lanço entre as estações de Entroncamento e Soure foi inaugurada em 22 de maio de 1864.
* Como curiosidade se diga que o início do ramal de Tomar esteve projetado para a estação de Paialvo, mas por portarias de 15 de março de 1916 e 14 de maio de 1926, passou a ter o início, definitivamente, nesta infraestrutura. Este ramal é de construção muito posterior e apenas foi aberto à exploração comercial em 23 de setembro de 1928.
* Esta, atualmente extinta por agregação, freguesia já se denominou por "Santo Varão da Lamarosa" e chegou a pertencer ao extinto concelho de Tentúgal até 31 de dezembro de 1853. A povoação, em si mesma, tem a área de 16,28 quilómetros quadrados e pelo recenseamento do ano de 2011 era habitada, em regime de permanência, por 2069 pessoas, o que perfaz a densidade populacional de pouco mais de 127 habitantes/quilómetro quadrado.
0 comentários:
Enviar um comentário