Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

17 de julho de 2016

Estação de Tramagal



* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TRAMAGAL" é uma gare que se situa no ponto quilométrico (PK.) 129,502 da linha da Beira Baixa, sendo o acesso efetuado pela Rua Eduardo Duarte Ferreira, na vila homónima do concelho de Abrantes. É dotada de sala de espera com telefone público e servida pelas composições "regionais".
* Como curiosidade, diga-se que a localidade foi aldeia até 1986, pois apenas em 23 de agosto pela lei 28/86 é que subiu à atual categoria. Tem uma área de 24,10 quilómetros quadrados, sendo os seus habitantes 3500, pelo recenseamento do ano de 2011, equivalendo à densidade populacional de pouco mais de 145 habitantes/quilómetro quadrado. Era nesta vila que eram montadas as célebres viaturas militares (e não só) da marca "Berliet" a que se acrescentava Tramagal.
* É nesta estação que começa o pequeno ramal Tramagal/Somapre que se encontra afeto só a mercadorias e para esta unidade industrial.
* Em nossos dias possui duas vias de circulação com quinhentos e seis e quinhentos e vinte três metros de comprimento, sendo as plataformas de duzentos e cinquenta quatro metros de extensão e a altura de trinta e quarenta centímetros. Embora sem qualquer utilização possui uma linha de topo que serviu um pequeno cais de mercadorias.
* Esta infraestrutura integra o troço entre Santarém e Abrantes, pelo que foi inaugurada, como as demais, em 01.julho.1861, nessa altura ainda como pertencente à linha do Leste.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger