Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

17 de julho de 2016

Estação de Albergaria dos Doze

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALBERGARIA DOS DOZE", que inicialmente apenas se denominava por "Estação de Albergaria", é uma gare que se situa no ponto quilométrico (PK.) 149,293 da linha do Norte e que serve a extinta freguesia homónima do concelho de Pombal. O seu acesso é efetuado pelo largo da Estação. Está dotada de uma praça de táxis, de rampa de acesso a cadeiras de rodas e sala de espera com telefone público. Aqui efetuam paragem as composições "regionais".
* É a vigésima-primeira estação da linha do Norte (começa em Lisboa-Santa Apolónia) e do seu lado sul existe um túnel, terminado no ano de 1863, com a extensão de seiscentos e cinquenta nove (659) metros. No brasão desta localidade consta uma locomotiva a vapor o que reflete toda a importância ferroviária 
* No ano de 1914 o edifício foi ampliado com um novo piso. Já em 1935, um comboio especial fez uma paragem inesperada nesta estação para testar o sistema de travagem e abastecimento de água para a locomotiva.
* Como se integra no troço entre o Entroncamento e Soure, foi inaugurada, como as demais deste troço, em 22 de maio de 1864.
* Desde janeiro de 2011 possui três vias de circulação, com o comprimento de setecentos e  quarenta quatro, setecentos e vinte cinco e seiscentos e trinta nove metros, tendo as plataformas a extensão de duzentos e cinquenta cinco e duzentos e trinta quatro metros, com a altura de cinquenta e cinco centímetros.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger