Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

9 de julho de 2012

O DIA DE SÃO PEDRO TAMBÉM PODE SER FERROVIÁRIO!

* Com efeito, e aproveitando aqueles hiatos de tempo em que as damas estão pela cozinha e os cavalheiros se vão espalhando, aproveitei para fazer o que gosto e praticar assim o meu hobbie preferido. De fato não foram muitas, mas ainda assim, deu para espairecer e entreter-me com a minha inseparável "sony". Como estava em regime de requisição não poderia afastar-me demasiadamente da base (casa da sogra), pelo que apenas andei entre Vila Meã, Caíde de Rei e Oliveira.
A "UTD" (unidade tripla diesel) da série 592, vulgo
"camellos", com o número português 058M - que está
neste horrível estado - vai cruzar na Estação Ferroviária
de Vila Meã,  linha do Douro.

A irmã gémea, que vinha em dupla, tinha o número 004M, e
esta sim, estava impecável. Foi "non stop".

A segunda automotora tinha a numeração 006M, prossegue
a marcha na linha 2 até ao Porto.

Presentemente o antigo armazém de mercadorias da
Estação Ferroviária de Caíde (de Rei) encontra-se
fora do espaço físico da estação.

A excelente (!) sala de espera da Estação Ferroviária de
Vila Meã, cujo acesso é feito pela Rua Cinco de
Outubro, na freguesia de Ataide, do concelho de
Amarante.

Abrigo que serve a linha 1, não sendo necessário
nomear a Estação. 

Toma de água que foi objeto de uma pintura completa,
o que só dignifica quem a fez. Claro que não tem
qualquer utilidade, mas até sei que funciona.
Coisa rara nos dias que correm!

De novo na Estação de Caide, acabou de dar entrada
na linha 3, uma "UME" (unidade multipla elétrica)
da série 3400 que aqui terminou a sua marcha.

Já perdi a conta aos anos que elas deixaram de
prestar serviço. Bilheteiras da Estação da minha
querida Vila Meã. 

A joia da coroa desta Estação. Relógio em caixa de madeira
pintada a branco e...que funciona na precisão suiça.

Esta parou para entrada e saida de passageiros e era a número
007M. Estas composições foram alugadas à espanhola
"Renfe" que as tinha sem serviço.

E aí vai ela a caminho dio Porto, após o sinal de
partida do ilustre chefe da estação.

Vista no sentido de norte/sul

Depósito de água existente na estação, na plataforma
correspondente à linha 1.

Vista geral do edifício ferroviário, cujo andar se
encontra habitado pelo ex-chefe, Senhor Monteiro,
cujo estado de saúde é bastante melindroso; desejando-lhe
as melhoras possíveis.

Diplomas atribuidos e relativos aos jardins floridos ou
bem tratados.
Em cima do armário, uma réplica fiel da estação.
Os meus parabens ao seu autor que desconheço!

Passagem de nível que agora é só pedonal. Sinal verde
eu atravessei...

Antiga casa da encarregada da passagem de nível do
Centro Cívico. A entrada está tapada com a vegetação.
As janelas são a fingir!

Agora outra perspetiva. Chegou a estar alugada; hoje,
felizmente, está bem conservada, embora as portas e as
janelas sejam  falsas.

Do que aqui diz, algo foi feito, mas muito ficou
por fazer...a crise não permite!

Apeadeiro de Oliveira, no sentido de Caíde. De notar
o viaduto que evitou a travessia da linha férrea, o que
chegou a acontecer, um pouco mais a montante.

Oliveira é uma freguesia do concelho de Amarante, com
3,43 quilómetros/quadrados e pelo recenseamento do ano
transato possuia 862 habitantes, dando assim uma densidade
populacional de 251,30 habitantes/quilómetro quadrado.
O seu orago é o São Paio.
Esta freguesia em conjunto com as de Real e Ataíde
formam a vila de Vila Meã.

Campanhia a sonar, sinal vermelho e eis que algo
se aproxima da passagem pedonal!

A referida passagem de nível situa-se ao PK. 50,274 da
linha do Douro.

Horário das composições que param no apeadeiro de
Oliveira e que são pouquíssimas.

Antigo poste dos telégrafos, cuja linha aérea
acompanhava a via férrea. Hoje encontra-se
desativado. Outra perspetiva do viaduto rodoviário.
* E depois do habitual intróito vamos a elas - fotografias, seus malandrecos!

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger