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Foi a UTE número 2282 que fez o transporte do grupo
desde a Guarda até ao términos, em Vilar Formoso. |
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Já em movimento passagem pelo entreposto rodoferroviário
da Estação da Guarda. |
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Vagões plataforma porta-contentores e camiões com o
mesmo fim. Uma miscelânia á saida daquela estação |
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Parte dos participantes...já com ansiedade por um almoço! |
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A numeração UIC e a lotação das carruagens que formam
estas composições de fabrico Alstom. |
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A linha da direita, junto ao depósito de água da Guarda, é
a moribunda Linha da Beira Baixa. |
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Com maior nitidez aí temos a moribunda linha! |
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É (era) de via única, mas eletrificada. Aqui os carris
ainda existem. |
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Apeadeiro de Vila Garcia, freguesia do concelho da
Guarda, com a área de 17,08 quilómetros/quadrados e,
pelo recenseamento de 2011, com 320 habitantes, o que
equivale a uma densidade de 18,70 habitantes/quilómetro
quadrado |
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Só uma pequena lembrança. As bicicletas não pagam
viagens ferroviárias. |
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Vista parcial daquela pequena freguesia que é
exclusivamente rural! |
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O ilustre historiador ferroviário, Manuel Luna, faz o mesmo
que eu. Tira o boneco à antiga estação (agora apeadeiro) de
Vila Fernando. Freguesia pertencente ao concelho da Guarda
com a área de 15,97 quilómetros/quadrados e 500 habitantes
(recenseamento de 2011), o que equivale a 31,30 habitantes/
quilómetro quadrado. O seu orago é a Nossa Senhora da
Conceição. |
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Pequeno apeadeiro de Rochoso.
Freguesia ainda pertencente ao concelho da Guarda,
com a área de 19,42 quilómetros/quadrados, 264
habitantes - recenseamento de 2011 - sendo a
densidade de 13,60 habitantes/quilómetro
quadrado. |
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Estação Ferroviária de Cerdeira.
Antigo cais de mercadorias, onde ainda se vislumbra
o usual garibaldi. |
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De novo, as costas do Manuel Luna e outros entusiastas.
A estação ferroviária da Cerdeira tem acesso pela Rua do Frei
Miguel, na freguesia de Cerdeira do concelho de Sabugal |
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Além de uma linha de rreserva, possui duas vias de
circulação com 463 (quatrocentos e sessenta três) e
427 (quatrocentos e vinte sete) metros de comprimento,
com as plataformas a terem a extensão de 137 (cento e
trinta sete) e 109 (cento e nove) metros e a altura de
50 (cinquenta) e 45 (quarenta e cinco) centímetros. |
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Apeadeiro da Miuzela.
Freguesia que pertence ao concelho de Almeida, com
a área de 14,20 quilómetros quadrados, 368 habitaantes
(recenseamento de 2011), o que dá a densidade de 25,90
habitantes/quilómetro quadrado.
Tem como orago a Santa Maria Madalena. |
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A paisagem circundante! |
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Lembra-nos sempre que estamos em plena região serrana. |
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De novo o historiador Manuel Luna está à minha frente.
Minúsculo apeadeiro de Castelo Mendo. Freguesia do
concelho de Almeida com a área de 23,26 quilómetros
quadrados e 87(!) habitantes - recenseamento do ano de
2011 - equivalendo à densidade de 3,7 habitantes/quilómetro
quadrado. O seu orago é o São Pedro |
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Vinhedos de Castelo Mendo! |
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Chiquérrimo! WC todo automático. Botões para abrir a
porta, pedais para a água da sanita e para o lavatório.
Quase que é necessário um curso de boa higiene, ou como
limpar o...!
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Estação Ferroviária de Freineda. Sexta freguesia mais populosa
do concelho de Almeida, com 28,80 quilómetros quadrados de
área e 238 habitantes (último recenseamento), equivalendo a
uma densidade de 8,3 habitantes/quilómetro quadrado.
Desta vez antecipei-me ao ilustre Manuel Luna. |
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Apeadeiro da Aldeia de São Sebastião. Povoação com 80 habitantes
que integra a freguesia de Castelo Bom, no concelho de Almeida.
Outrora foi conhecida por Quinta da Ribeira dos Abutres. |
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E chegou-se à Estação Ferroviária de Vilar Formoso, concelho
de Almeida e onde termina a Linha da Beira Alta, toda ela
eletrificada, mas de via única e onde se encontra o terceiro
maior túnel português com mil e oitocentos metros de ex-
tensão (o Grande Salgueiral) |
* Continuemos com a viagem até à fronteira, concretamente até Vilar Formoso, no concelho de Almeida e (ainda!) distrito da Guarda, que foi efetuada a bordo de uma "UTE" (unidade tripla elétrica) da série 2240, popularmente conhecidas por "Lili Caneças", por resultarem da reconstrução de outro material mais antigo.
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