DIA NACIONAL DA ALEGRIA - V PARTE
NOS MEANDROS DE VILAR FORMOSO E DA RAIA (2)
* Sendo escravo da palavra e como o prometido é devido vai a penúltima parte da confraternização organizada pelo núcleo regional do norte da Associação Portuguesa dos Amigos dos Comboios (APAC) que consistiu numa viagem pela Linha da Beira Alta.
| Palavras para quê? Edifício onde funciona(va) o Posto de Vilar Formoso da Brigada Fiscal da Guarda Nacional Republicana. Espero que não vá preso por ter feito a foto! |
| Sem qualquer utilidade. Frontaria do edifício onde estava instalada a Alfândega. Começa a dar sinais de abandono! |
| Uma perspetiva da sala de espera da estação. |
| Painel em azulejos representando a "Porta dos Cavaleiros" na cidade de Viseu. |
| Viatura da "Guardia Civil" estacionada junto a uma dependência bancária do "Banesto". Passei a fronteira a "pedantes" |
| Marco do correio...assim começava a canção do nosso saudoso Francisco José. |
| Edifício dos "correos". Código postal 37480. É de louvar o acesso facilitado às pessoas que se desloquem em cadeiras de rodas. |
| Igreja paroquial sem estilo definido.... |
| ...Porém no alto da torre sineira, tem um habitante. Cegonha e o seu ninho! |
| Do lado espanhol, hotel, pousada ou residencial. |
| Camaradas e amigos aí vai o comprovativo. Início rodoviário do território espanhol. |
| Matrículas portuguesas em terras espanholas. Se não fôr por mais, vale para encher o depósito de combustível, pois os preços são significativamente inferiores. |
| Estão situadas no próprio território. A Cepsa é uma refinaria espanhola, daí o combustível ser dessa marca. Em primeiro plano "jeep" da Guardia Civil de vigilância às ditas. |
| Os bons exemplos começam de cima para baixo. Será um estacionamento correto? O número da polícia espanhola é o "091". |
| Não sei bem porquê, mas algo me diz que Portugal está à vista... |
| Edifício fronteiriço da Alfândega (ou se quiserem) Aduana. |
| Já na estação, fileira de vagões de transporte de produtos siderúrgicos... |
| ...eles eram todos pertença da espanhola ferroviária "Renfe" e do tipo "himmns", que podem atingir os cem quilómetros/hora. |
| Sem utilidade alguma. Edifício onde funcionaram os antigos dormitórios do pessoal. |
| Os vagões aparcados eram em número de doze, sendo da cor verde por serem espanhóis, uma vez que os "nossos" são castanhos. |
| Grua em estado de nova, mas que não tem utilidade, uma vez que naquele cais já não existem mercadorias para (des)carregar. Um agradecimento a quem vai zelando por este material (pouco...) |
* Assim, irá ficar a faltar, apenas, a parte final, ou seja, o regresso às origens!











Enviar um comentário