Uma vez mais...Contumil
Não há a menor dúvida que a Estação Ferroviária de Contumil (a terceira da cidade do Porto e que se situa na freguesia de Campanhã) é o refúgio das manhãs "chuvosas" do trio dos três carolas. Como, o São Pedro não nos autorizou uma deslocação mais longa...ficamo-nos por aqui. Na verdade esta estação - para nós - representa um santuário ferroviário - e sempre com novidades.
Assim, eu (texasselvagem), "el comandante" (j s trains) e o "filósofo/historiador, ex-"el gringo" (cantinho/comboios) passamos lá cerca de três agradáveis horas.
Temos lá a composição foguete "sotavento" que vai ser objeto de uma demorada reconstrução (havendo já fundos para esse efeito), que se encontrava em pleno abandono no exterior das cocheiras da Estação Ferroviária de Estremoz, encontrando-se - e por via das intempéries -
embrulhada (é este o termo certo) em oleados. Também lá se encontravam as carruagens de madeira afetas ao comboio histórico Peso da Régua/Tua; não faltando as "camelos" espanholas que irão começar a circular - segundo se pensa- no início do ano.
Com a amável autorização de um dos maquinistas afetos a estas composições, fotografou-se a cabine de condução e todo o seu interior...Aguardemos a resposta dos passageiros quando estas começarem com o serviço comercial, pois apresentam carências bastante acentuadas para pessoas com mobilidade reduzida, embora tenham ar condicionado! Não cremos que elas venham produzir quaisquer melhorias em relação ao material que irão substituir, até porque a sua construção data da mesma altura.
Aliás, o apelido de "Camello" resulta da espécie de "duas bossas" que apresentam no tejadilho e que correspondem aos aparelhos do ar condicionado.
Teixeira da Silva, AJ
(chefe dos alfas ou "wild texas")
Cabine de condução de uma locomotiva "Siemens", que aguarda vez para ser reparada! |
Frente da locomotiva da série "Alstrohm" com o número 0.382601-1, também aguardando a sua vez para reparação. |
Locomotiva da marca "Bombardier" que veio a reboque, uma vez que tem pendurado o sinal luminoso de fim de composição. |
Ora aí está o motivo para a reparação da locomotiva "Siemens", referida na primeira ilustração (foto). |
Pormenor do rodado e respetivo feixe de molas da carruagem de 3ª. classe, com a referência CTF 2262 que integra o comboio histórico. |
Outra carruagem que integra o comboio histórico, também de 3ª. classe e com a referência ACD(T) 484. |
O antigo logótipo da nossa empresa ferroviária (CP) - Comboios Portugueses! |
Frente, com a cabine de condução, da UTD (unidade tripla diesel) da série "Camello", com o número atribuído pela CP 060M. |
Em primeiro plano as célebres "Camello" alugadas à Renfe espanhola. Ao lado uma carruagem de primeira classe "sorefame" da série 0600. |
A unidade dupla diesel com o número 0458 na linha adstrita às lubrificações do material rolante. |
Outro tipo de carruagem, também em madeira lisa, que integra a mesma composição histórica. |
Estas locomotivas são imponentes. Frente da "Bombardier" com o número 1962. A sua força motriz é impressionante... |
Cabine de condução com os seus paineis das unidades "Camello" que pertencem à empresa espanhola Renfe, mas foram alugadas pela CP para operarem nas linhas do Minho e Douro. |
As necessidades fisiológicas não escolhem horários... WC das tais composições "Camello"! |
Velocidade máxima de 120 Km/h. Foto tirada da cabine de condução para o exterior. |
Claro que sendo as composições espanholas as instruções teriam de vir escritas naquela língua, sendo que os encargos com as eventuais reparações serão a cargo do proprietário - RENFE. |
Quadro elétrico ou eletrónico destas composições! Estas fotos foram efetuadas com a simpática anuência de um maquinista já habilitado à sua condução, por ora só em testes de marcha! |
Edifício que representa a torre de controle de todo o movimento ferroviário da Estação. Arquitetura modernista, estilo "Tomás Taveira..." |
Azulejos existentes numa das plataformas destinadas a passageiros. Bom exemplo de comservação! |
Composição da série 0600 que provem do Peso da Régua e não efetua paragem nesta estação. |
Fim de linha...estranho calço que funciona como travão. |
Painel de azulejos, sobre temática ferroviária, que se encontra no interior de um dos salões de reuniões de trabalho! |
Edifício do "COP" (Centro Operacional do Porto). É daqui que é controlado todo o tráfego ferroviário do Norte até ao Entroncamento! |
2 comentários:
Teixeira a estação de Contumil está bem documentada .Temos sempre novidades quando lá vamos .
Falto eu expor a minhas fotos para completar o trio de ataque ... aos comboios
Chefe dos Alfas,
Contumil permite sempre arranjar algo de novo !!! Tiramos quase sempre algo da cartola...
Abraço
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