Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

22 de novembro de 2010

Uma vez mais...Contumil

Não há a menor dúvida que a Estação Ferroviária de Contumil (a terceira da cidade do Porto e que se situa na freguesia de Campanhã) é o refúgio das manhãs "chuvosas" do trio dos três carolas. Como, o São Pedro não nos autorizou uma deslocação mais longa...ficamo-nos por aqui. Na verdade esta estação - para nós - representa um santuário ferroviário - e sempre com novidades.
Assim, eu (texasselvagem), "el comandante" (j s trains) e o "filósofo/historiador, ex-"el gringo" (cantinho/comboios) passamos lá cerca de três agradáveis horas.
Temos lá a composição foguete "sotavento" que vai ser objeto de uma demorada reconstrução (havendo já fundos para esse efeito), que se encontrava em pleno abandono no exterior das cocheiras da Estação Ferroviária de Estremoz, encontrando-se - e por via das intempéries -
embrulhada (é este o termo certo) em oleados. Também lá se encontravam as carruagens de madeira afetas ao comboio histórico Peso da Régua/Tua; não faltando as "camelos" espanholas que irão começar a circular - segundo se pensa- no início do ano.
Com a amável autorização de um dos maquinistas afetos a estas composições, fotografou-se a cabine de condução e todo o seu interior...Aguardemos a resposta dos passageiros quando estas começarem com o serviço comercial, pois apresentam carências bastante acentuadas para pessoas com mobilidade reduzida, embora tenham ar condicionado! Não cremos que elas venham produzir quaisquer melhorias em relação ao material que irão substituir, até porque a sua construção data da mesma altura.
Aliás, o apelido de "Camello" resulta da espécie de "duas bossas" que apresentam no tejadilho e que correspondem aos aparelhos do ar condicionado.
Teixeira da Silva, AJ
(chefe dos alfas ou "wild texas")


Cabine de condução de uma locomotiva "Siemens", que aguarda vez
para ser reparada!


Frente da locomotiva da série "Alstrohm" com o número 0.382601-1,
também aguardando a sua vez para reparação.

Locomotiva da marca "Bombardier" que veio a reboque, uma vez que
tem pendurado o sinal luminoso de fim de composição.

Ora aí está o motivo  para a reparação da locomotiva "Siemens", referida
na primeira ilustração (foto).

Pormenor do rodado e respetivo feixe de molas da carruagem de 3ª. classe,
com a referência CTF 2262 que integra o comboio histórico.

Outra carruagem que integra o comboio histórico, também de 3ª. classe
e com a referência ACD(T) 484.

O antigo logótipo da nossa empresa ferroviária (CP) - Comboios Portugueses!



Frente, com a cabine de condução, da UTD (unidade tripla diesel) da série
"Camello", com o número atribuído pela CP 060M.

UDD (unidade dupla diesel) da série 0420 que irá ser
substituída pelas "Camello" espanholas, sendo que estas
irão para as Linhas do Alentejo e Algarve por possuirem
ar condicionado; ao invés das atuais composições que circulam
naquelas duas linhas. 

Em primeiro plano as célebres "Camello" alugadas à Renfe espanhola.
Ao lado uma carruagem de primeira classe "sorefame" da série 0600.

A unidade dupla diesel com o número 0458 na linha adstrita às
lubrificações do material rolante.

Vista geral de uma carruagem em madeira que integra o comboio
histórico e cuja velocidade máxima é de...50 Km/h.
Madeira envernizada, sendo dezasseis lugares de 1ª classe
e os restantes de 3ª. classe (tempos passados)! 

Vagão cisterna de rodados simples e que acompanha o comboio
histórico, sendo que vai carregado de água misturada com um
produto retardante, por via dos fogos florestais, uma vez que
a composição é tracionada por uma vaporosa.

Outro tipo de carruagem, também em madeira lisa, que integra a mesma
composição histórica.

Estas locomotivas são imponentes. Frente da "Bombardier" com o
número 1962. A sua força motriz é impressionante...

Cabine de condução com os seus paineis das unidades "Camello" que
pertencem à empresa espanhola Renfe, mas foram alugadas pela CP
para operarem nas linhas do Minho e Douro.

As necessidades fisiológicas não escolhem horários...
WC das tais composições "Camello"!

Velocidade máxima de 120 Km/h. Foto tirada da cabine de
condução para o exterior.

Claro que sendo as composições espanholas as instruções teriam de vir
escritas naquela língua, sendo que os encargos com as eventuais reparações
serão a cargo do proprietário - RENFE.

Quadro elétrico ou eletrónico destas composições!
Estas fotos foram efetuadas com a simpática anuência
de um maquinista já habilitado à sua condução, por ora
só em testes de marcha!

O corredor de uma carruagem, cujos assentos estão tapados com plásticos;
embora alguns já estejam um pouco gastos...
O camarada Luís faz outra foto.
De ponta a ponta estas composições têm nada mais que dezasseis portas
interiores.

Edifício que representa a torre de controle de todo o movimento
ferroviário da Estação.
Arquitetura modernista, estilo "Tomás Taveira..."

Azulejos existentes numa das plataformas destinadas a passageiros.
Bom exemplo de comservação!

Composição da série 0600 que provem do Peso da Régua e não efetua
paragem nesta estação.

Fim de linha...estranho calço que funciona como travão.

Painel de azulejos, sobre temática ferroviária, que se encontra no interior
de um dos salões de reuniões de trabalho!  

Edifício do "COP" (Centro Operacional do Porto). É daqui que é
controlado todo o tráfego ferroviário do Norte até ao
Entroncamento!

2 comentários:

João Silva 23 de novembro de 2010 às 20:27  

Teixeira a estação de Contumil está bem documentada .Temos sempre novidades quando lá vamos .
Falto eu expor a minhas fotos para completar o trio de ataque ... aos comboios

Luis 23 de novembro de 2010 às 22:58  

Chefe dos Alfas,

Contumil permite sempre arranjar algo de novo !!! Tiramos quase sempre algo da cartola...

Abraço

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