São Mamede de Infesta
São Mamede de Infesta é uma freguesia que pertence ao concelho de Matosinhos. Possui uma estação ferroviária da Linha de Leixões que permite cruzamentos de composições; muito embora a mesma se encontre concessionada a um grupo de "motards". É uma estação limpa, bonita com os seus azulejos bem conservados.
O material que por lá passa são os comboios de mercadorias e os de passageiros (as UTE) - unidades triplas eletricas - que fazem o trajeto entre a Estação de Leça do Balio (atual termo da Linha de Leixões para passageiros) e a Estação de Ermesinde (que é o respetivo início). Quanto aos comboios de mercadorias, a linha inicia-se na Estação de Contumil, Porto.
Leixões que significa pedregulho ou grande pedra é um porto marítimo (segundo mais importante da Península Ibérica) pertence à freguesia de Leça da Palmeira, do mesmo concelho e também possui uma estação ferroviária só para serviço de mercadorias que também é bastante rica em azulejaria, mas se encontra encerrada, não sendo passível de visita.
Na passada segunda-feira andei por esses meandros, na expetativa de encontrar material ferroviário para fotografar, o que, de fato, veio a acontecer - embora em pequena escala para os meus enormes desejos.
Teixeira da Silva, AJ
A aguardar cruzamento. Sentido Leça/Ermesinde. Estas composições pertencem aos "suburbanos" do Porto. |
Sentido inverso...Ermesinde/Leça! |
Vista geral do edifício da Estação Ferroviária de São Mamede de Infesta. Foi concessionada pela "Refer" ao grupo "motard" local! |
Vista parcial dos azulejos que cobrem parte da frontaria daquela estação, que se encontra muito bem conservada. |
Manobras ferroviárias na doca 2 do Porto de Leixões... |
...Agora já estamos na doca 1, onde uma locomotiva da série "1400" manobrava vagões "UACS", cimenteiros. |
O vagão da cauda...As manobras estavam a ser efetuadas em marcha à ré. |
A locomotiva que rebocava era a número 1431, que se encontra afeta à CPCarga e, por norma, encontra-se, quase sempre, aparcada no terminal de contentores da Estação ferroviária de Leixões. |
1 comentários:
Tenho que ir a S. Mamede pois gostei do aspecto da estação !!!
Abraço
Luis
Enviar um comentário