Estação Ferroviária de Leixões (só mercadorias)!
Para mim, as manhãs de terça-feira trazem-me algo de novo...Vou à procura de material ferroviário!
Depois de ter estado uma hora na passagem pedonal da Quinta das Freiras, entre as estações ferroviárias de Contumil (Porto) e Rio Tinto (Gondomar); nessa hora, além de várias UME (unidades múltiplas elétricas) para os mais diversos destinos, passou um alfa destinado a Guimarães, uma dresine de via larga, a máquina espalhadora de balastro do empreiteiro "Ferrovias", uma série 0600, outra da série 0450 e ainda um mercadorias formado por vinte vagões vazios, do tipo plataforma.
Depois como tinha de andar a "pedantes" por via do meu "colesterol" e "sistema nervoso", desloquei-me para a marginal matosinhense, não sem antes ter parado por meia-hora na estação em timbre, onde fotografei variadíssimos tipos de vagões de mercadorias e três locomotivas que por lá andavam em manobras. Afinal entrar na parte reservada é mais simples do que eu pensava - os milagres da credencial.
Assim, proponho-me compartilhar convosco a "produção" de hoje, dia 23.
O "wild texas" ou também "chefe dos alfas"
Teixeira da Silva, AJ
Estação ferroviária de Leixões (só mercadorias)
Máquima de espalhar balastro do empreiteiro "Ferrovias", que passou no sentido Norte/Sul. |
Locomotiva elétrica da marca "Siemens" com o número 4710 que rebocava vinte vagões, tipo plataforma, vazios. Passou no sentido de Sul/Norte. |
Uma "UTD" (unidade tripla diesel) da série "Sorefame", tipo 0600 com destino à Estação do Peso da Régua. |
A surpresa do dia...Dresine de via e obras que circulou no sentido de Sul/Norte. A condução é feita lateralmente. |
Uma "UDD" (unidade dupla diesel) que provinha da Linha do Minho, mais concretamente de Valença. |
Um Alfa Pendular proveniente de Lisboa (Santa Apolónia). |
Como não quero ser mentiroso (como alguém...) aí está a prova! Estação Ferroviária de Leixões (só para mercadorias). |
Vagão do tipo "Tdgs" para transporte de produtos cerealíferos! |
Série de vagões do tipo "Tdgs" a aguardar vez de serem carregados. A foto foi tirada do alpendre da estação. |
Toma de água que serviu para as "vaporosas" e que atualmente não tem qualquer utilidade, encontrando-se já um pouco ferrugenta! |
Vagão fechado do tipo "His" com as respetivas referências. |
"C.F.E."- Caminhos de Ferro do Estado! Casa que serve de dormitório e que apesar do seu aspeto ainda tem utilização. |
Vagão plataforma da série "Lgs" que estava a aguardar (em conjunto com outros) que fosse carregado com contentores. |
Vagão fechado de rodados duplos e abertura lateral, da série "Habiss" e pertencente à operadora espanhola "Renfe-Mercadorias". Continuam as pichagens no material ferroviário... |
Depósito de água que pertence à "Unidade de Transportes de Mercadorias e Logística" da CP. (Nome pomposo...para um simples depósito de água) |
Vagão "porta-contentores" da série "Sgmms" e respetivas caraterísticas! |
Vista parcial dos vagões porta-contentores da mesma série do anterior. |
Os novos vagões plataforma da série "Sgnss", pertencentes à CPCarga e que foram fabricados na EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) do Entromcamento. |
3 comentários:
Teixeira tem boas fotos e algumas menos boas .Deve seleccionar as melhores .Reveja as fotos e pense ... nas piores .
Não é só disparar ! Não se fotografa um comboio como se fotografa um vaso.
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