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Pensamentos no SilvaTexas

9 de novembro de 2010

A Estação Ferroviária do Porto-São Bento



A Estação Ferroviária do Porto-São Bento situa-se na Praça Almeida Garrett, em plena baixa da "muy nobre, invicta e sempre leal cidade do Porto". É a estação terminal das linhas do Douro e Minho e possui seis linhas ferroviárias (já possuiu oito). É servida por três túneis, sendo que os dois laterais se fundem no principal que é chamado por "Dom Carlos I", por ter sido ele que procedeu à respetiva inauguração. Esses túneis atravassam grande parte da cidade, como por exemplo, a Batalha e parte das Fontainhas. Atualmente as composições que lá iniciam a marcha destinam-se a Penafiel e Caíde (linha do Douro); Ovar e Aveiro (linha do Norte); Santo Tirso e Braga (linha de Braga) e são formadas pelas célebres "amarelinhas" UTE (unidades múltiplas elétricas).
No local onde hoje existe esta estação, existiu o Convento de Avé-Maria que foi demolido, para a construção deste espaço ferroviário.
O átrio da estação é ricamente ornamentado por valiosos azulejos representado cenas históricas do nosso passado ou pelo início da ferrovia; sendo, por isso, talvez a estação mais fotografada do nosso país(?)

A arquitetura na sua estrutura é toda em ferro de uma beleza incomensurável. Presentemente estão a ser executados trabalhos de limpeza e manutenção dos azulejos existentes em todo o átrio. São aos milhares as pessoas que passam por esta infra-estrutura, quer como viajantes, quer como turistas.



Carro elétrico da linha 18 a aguardar mudança de sinal, em Massarelos

Carro elétrico quue faz o percurso turístico "T" do Infante/Massarelos/Batalha.
Enquanto os outros são da côr beje, estes são amarelos. 

Carro elétrico com o número 143  a aguardar cruzamento na Alfândega, faz
o percurso turístico "T", pela baixa portuense.

Ora cá temos uma "UME" estacionada em Porto-São Bento.

Um dos túneis laterais.

Pormenor da estrutura e cobertura dos cais de passageiros.

O túnel principal, onde desembocam os dois laterais.

Vista geral dos cais de embarque e parcial do material que lá se
encontrava estacionado.

O túnel principal denomina-se por Dom Carlos I, por ter
sido ele que procedeu à inauguração desta estação.
À direita da foto o posto de comando!

A tara e a carga máxima das "UME" afetas à região Norte.
As "UME" foram fabricadas pela "Sorefame" com tecnologia "Siemens"  e datam já
do ano de 2003.

Em cada lateral foram retiradas duas linhas (uma em cada), pelo que a
Estação em vez de oito passou a ficar apenas com seis linhas.

A cabine de condução das "UME", que podem circular em duplas.

Relógio existente na saida do cais de embarque para o hall da estação.

Painel de azulejos que representa Egas Moniz (o aio de Dom Afonso
Henriques) a apresentar-se ao Rei de Castela com a sua família e de
corda ao pescoço, pelo facto de o seu amo não ter cumprido uma
promessa...Se hoje também fosse assim, a fidelidade(?)

No teto do átrio da estação a palavra "Douro" (início daquela linha).
Note-se que naquele tempo não existia a letra "U" que era substituida
pela letra "V", embora a fonética fosse a mesma. 

Na parte oposta a palavra "Minho", início da respetiva linha.

Se meterem uma moedinha de UM EURO ela apita e anda.
Encontra-se num átrio lateral virado para a Rua do Loureiro.

1 comentários:

Paulo Guerreiro,  9 de novembro de 2010 às 13:01  

Nunca se deve usar o flash contra uma superfície reflectora .

É básico...

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