TERCEIRA MOSTRA SOBRE OS 130 ANOS A DA LINHA DA BEIRA ALTA!
* Desta vez durou apenas um fim-de-semana (sábado e domingo) mas foi um retumbante êxito. tendo ultrapassado as quinhentas presenças e ficando a ser a mais concorrida das duas anteriores; a primeira na Junta de Freguesia da Pampilhosa (Mealhada), a segunda na de Arazede (Montemor-o-Novo) e esta em Papízios (Carregal do Sal). Como estive presente em todas, posso dizer que foram três exposições diferentes sobre o mesmo tema.
Fotografia que representa uma composição "lili caneças" em passagem pelo apeadeiro de Papízios. |
Fotografia que representa a estação ferroviária do Carregal do Sal no início dos anos quarenta do século passado. Uma dedicatória especial ao ilustre amigo Doutor Prata Freitas! |
Fotografia que mostra um mercadorias a ser tracionado por uma locomotiva da série 335 da "Comsa Rail Transport" da marca Vossloh. |
Locomotiva elétrica da série 2600 tracionando uma composição de vagões para transporte de veiculos automóveis provenientes de Espanha e da marca "Renault". |
Uma vaporosa de via larga a atravessar uma passagem de nível com a respetiva guarda a dar o sinal de via livre (bandeira vermelha enrolada). |
Miniaturas de uma "Siemens" elétrica da serie "5600 " e de carruagens "corail", restaurante e cama; algumas das quais já não fazem serviço comercial. |
Este destina-se aos mais pequenitos! Comboio pendular com tração em madeira. |
Várias ferramentas manuais usadas na construção ou obras da via, no tempo dos nossos avoengos. |
Um segmento de carril e mais um aparelho que hoje é peça de museu! |
Foto que representa uma automotora da série "300" de marca holandesa "Allan". Elas começaram por serem azuis e cinzentas, como a que está no Museu do Entroncamento. |
Nas instalações oficinais da Figueira da Foz. A automotora da esquerda (alface) da série "0350" resultou da transformação das anteriores "Allans" |
Duas locomotivas "English Eletric" da série "1400", sendo a de primeiro plano com o antigo logotipo da CP, nas suas cores primitivas. |
O exemplar aqui reproduzido encontra-se numa redoma de vidro e em estado razoável de conservação, no exterior da Estação Ferroviária de Vilar Formoso, concelho de Almeida e que é raiana. |
Vilar Formoso, fronteira com Espanha. O início do nosso país está devidamente sinalizado! |
Atenção...regras para serem cumpridas pelos senhores chefes das estações ou seus substitutos. Hoje, estão ultrapassadas! |
O nome técnico é "tirefond". São os parafusos que dão aperto aos carris, quer estejam assentes em travessas de madeira ou em cimento. |
Fotos que representam locomotivas e uma automotora que circulam(ram) nas nossas linhas. De fato, as da série "2500" já foram abatidas. |
Continuação da legenda anterior, vendo-se uma carruagem "litera" da série "9600" da Renfe, espanhola. A do canto superior direito. |
Vitrine onde estão expostos vários tipos de vagões de mercadorias, a corneta e o apito que davam a partida às composições. Também temos um exemplar da série "1400" e outra da "1300". |
Miniaturas de material diverso de mercadorias e passageiros. Nesta altura a composição do "intercidades" estava em movimento e até apitava! |
Voltemos ao material para trabalhos na via... |
Em plano de destaque o...senhor sargento. Faz parte dos aparelhos que se usam nos trabalhos das vias. |
Invólucros de açúcar com representação dos diversos tipos de automotoras, locomotivas ou composições que percorrem as nossas linhas. |
Ambos servem para transporte coletivo... |
Mala que existia em todas as composições e serviam para a prestação de primeiros socorros; hoje são apenas uma saudosa recordação de tempos aureos da nossa ferrovia! |
1 comentários:
Mais uma viagem e mais uma corrida ás fotografias . Bem documentado e valeu o passeio .Está a ficar muito ilustrado ...
Continue .....
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