Irivo e meandros...
Este domingo o trio dos três carolas, desta feita transformado em duo, com a ausência, devidamente justificada, do ilustre filósofo, Luís Miguel Meireles (Cantinho dos Comboios), resolveu ir procurar composições ferroviárias para fotografar. Ainda assim, desta vez, fomos para perto, mas tendo sido uma manhã bastante proveitosa.
Tomou-se a UME (unidade múltipla elétrica) da série 3400, cuja partida de Porto/Campanhã foi às 9h00 em ponto e que tinha como destino a Estação Ferroviária de Caíde (d'el rei), mas que nos deixou apeados no apeadeiro de Irivo, freguesia do concelho de Penafiel, pertecendo, portanto à Linha do Douro.
Neste apeadeiro existe um entreposto pertencente á empresa "Secil" onde param comboios de mercadorias que transportam madeiras, cimento ou areia, como foi o caso; pois assistiu-se à descarga de doze vagões de areia que eram tracionados por uma dupla de locomotivas elétricas da marca "Siemens" e série 4700.
Cerca das 11h20 regressou-se ao ponto de partida em composição idêntica à que nos havia levado.
O apeadeiro de Irivo situa-se ao quilómetro 32 da linha do Douro. Aí está o respetivo marco quilometrico! |
O grupo tinha-a fotografo ainda em Porto/Campanhã. Após ter terminado uma viagem em Porto/São Bento; eis que se cruzou novamente connosco, agora a caminho da Estação Ferroviária (Peso) da Régua. |
Locotrator da marca "Shoma" em linha de resguardo do entreposto, sem qualquer utilidade e que pertence ao operador privado. |
Vista sobre um viaduto e no sentido de Norte/Sul, seja do apeadeiro de Urrô, para o de Irivo. |
O mesmo, mas em sentido imverso, de Sul/Norte. |
Quando algo de novo é efetuado, é preciso dar os agradecimentos da praxe (as suas excelências...) |
Série de cinco vagões "madeireiros" que se encontravam numa das linhas do entreposto. |
Vista geral do tal locotrator que atualmente não terá qualquer serviço, mas que ainda se encontra em estado razoável. Perteceu a um operador privado. |
Ora aí está...O grupo foi visitar o entreposto da empresa "Secil"! |
Este é o vagão da cauda, de uma série de doze, que iriam ser descarregados da areia qjue transportavam. Todos eram pertença da operdaora espanhola "Transfesa" |
O "poço" para onde cai a areia, depois de abertas as comportas que se encontram da parte de baixo daqueles vagões e que são em número de quatro em cada. |
Ora aí está uma comporta aberta, lançando para o poço ou fosso a areia! |
Os topos das linhas de reserva do entreposto, vendo-se a saída para as linhas principais. |
Sinal antigo que se encontrava por lá abandonado, que se colocava manualmente na cauda das composições, para informar que aquele (ou aquela) seria o último(a) vagão ou carruagem. |
Os vários tapetes rolantes e o silo que se encontram no entreposto e que vão fazendo o transporte da areia para os respetivos depósitos. |
Temos a composição formada, prestes a partir, após o descarregamento efetuado. |
Uma última vista à comporta aberta e a areia a cair para o fosso, antes da nossa despedida. O grupo apresenta os agradecimentos aos funcionários do entreposto que nos permitiram toda a mobilidade. |
Há mentirosos...mas o grupo não o é. Dissemos Irivo e aí está a prova. |
3 comentários:
Caro amigo,
desta vez não me foi possível marcar presença mas pelo que vejo o dia foi bem proveitoso !!! Parabéns pelas fotos e pelo passeio. No próximo Fim de semana parece que não vamos ter sorte com o tempo...mas vamos aguardar !
Abraço
Luís
Caro Chefe , andamos bem os dois no Domingo e o passeio valeu a pena .
Mais uma colecção ( sem acordo ortográfico )de fotos ilucidativas do descarregamento de areia em Irivo , Linha do Douro
Neste entreposto além de areia temos cimentos e toros de madeira , suponho para a pasta de papel .
Tempo bom , pouco frio e muito sol
Valeu e esperemos por melhores dias .
Sempre em frente e nada de lamúrias , cabeça erguida e pensamentos positivos .
Um abraço e o Luis que se cuide !!!
Muito bom, foi a 1ª vez que visitei o blog e fiquei "cliente".
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