ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SARNADAS-CEBOLAIS DE CIMA
Trata-se de uma infraestrutura ferroviária que se localiza na linha da Beira Baixa, em concreto ao ponto quilométrico (PK.) 79,731 e que é servida pelas composições de tipologia "regionais". Encontra-se dotada de sala de espera e posto público telefónico. Entrou ao serviço comercial em 06 de setembro de 1891 e na atualidade além das duas linhas de reserva, possui duas vias de circulação com a extensão de quinhentos vinte cinco e quinhentos e vinte três metros, com as plataformas a terem o comprimento de cento e oitenta sete e duzentos e um metros e a altura de noventa e quarenta cinco centímetros. Curiosamente serve dois concelhos.
SARNADAS DO RODÃO é uma freguesia que intregra o município de Vila Velha do Rodão, cuja área total de 59,83 quilómetros quadrados encontra-se ocupada em permanência por seiscentos e trinta habitantes, correspondendo à densidade populacional de pouco mais de dez sarnadenses/quilómetro quadrado. Constitui-se por sete aldeias e assumiu o São Sebastião como orago.
CEBOLAIS DE CIMA é uma extinta freguesia (hoje somente aldeia aglutinada, desde 2013) que pertencia ao concelho albicastrense. Aquando da extinção, tinha a área de 12,85 quilómetros quadrados, ocupada por cerca de mil e vinte habitantes, correspondendo à densidade populacional um pouco superior aos setenta e nove habitantes/quilómetro quadrado.
O edifício ferroviário e parte do canal de circulação. Ao fundo, da esquerda para a direita, observam-se os antigos dormitórios do pessoal, hoje em ruínas. |
Leia Mais