ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PORTO/CAMPANHÃ
* Infraestrutura que serve o Ramal de Braga e as linhas de Guimarães, do Douro, do Minho e do Norte que se localiza na freguesia portuense de Campanhã; sendo uma das três que servem a cidade. Na sua origem era denominada por "Estação do Pinheiro" e aqui funcionavam as oficinas do material circulante, entretanto transferidas para as instalações de Contumil. Nela se iniciava o extinto "Ramal da Alfândega" só utilizado por composições de mercadorias.Em cima da ponte ferroviária São João, sobre o
Rio Douro. Ao fundo a ponte rodoviária do FreixoSaida da estação pela linha do Norte. Entrada
na ponte São João.Carruagens "corail". As roxas são de 1ª classe
e as verdes de 2ª, que são exclusivas das
composições "intercidades"As locomotivas elétricas da série 5600 são as
que tracionam os "intercidades".UTE (unidade tripla elétrica) da série 2240,
popularmente apelidadas de "lili caneças".Carruagens sexagenárias, mas completamente renovadas,
da marca "Schindler" habitualmente utilizadas nas
linhas do Douro e Minho.Atacadeira do empreiteiro ferroviário "Fergrupo"
utilizadas em grandes obras de renovação.
Salvo erro são os veículos ferroviários de maior comprimento.UTD (unidade tripla a diesel) originária de Espanha,
da série "592", apelidada de "camelas".Locomotiva elétrica da série 2600, cujas unidades
estiveram encostadas condenadas à sucata
0 comentários:
Enviar um comentário