VIAGEM FERROVIÁRIA Á CIDADE BERÇO DA NACIONALIDADE E DESGASTE DO COLESTEROL!
* Desde que no dia 02 de Janeiro retomei as minhas funções profissionais, sinto-me mais motivado para dar continuidade ao meu blogue ferroviário, daí que - com frio ou com sol - faço um pequeno esforço de me levantar (um pouco cedo para trabalhar, mas para apanhar o comboio é tudo a correr). Claro que a um domingo e apenas de manhã começam a faltar locais onde eles circulem e possa vir almoçar com a família.
* Não tendo companhia, meto pés ao caminho e lá vou eu. Bem, hoje, tomei a composição da série 3400 que pertence aos comboios suburbanos do Porto e fui até ao berço da nação (todos sabem, mas é a cidade de "Vimanares"...chegam lá?). A saída de Porto/Campanhã foi às 08h25, tendo o regresso sido efetuado em idêntica composição com saída às 11h47 e chegando um minuto adiantada em relação à tabela (13h00).
* Já sabia e estava avisado que comboios não seriam muitos, mas fui-me entretendo a fotografar as estações e depois alguns edifícios dignos de serem "flashados", como igrejas, alminhas e capelas, como vou compartilhar convosco; esperando, como sempre, os vossos indispensáveis comentários.
Iniciemos a viagem. Frontaria lateral da Estação Ferroviária do Porto/Campanhã, encontrando-me já no cais de embarque. |
Com uma moeda de meio euro ela dá o peso (certo)? Mas funciona e está colocada no cais de embarque, junto à linha 1. |
Pronto! Já estamos em movimento. Breve paragem na estação seguinte...Porto/Contumil (embirram com ela e chamam-lhe apenas de Contumil, o que está errado!) |
Apeadeiro de São Frutuoso que pertence ao concelho da Maia, sendo comum às linhas do Minho e de Guimarães. |
Chegamos à Estação Ferroviária da Trofa, atual concelho do distrito do Porto (por ora) e também comum às duas linhas anteriores. |
Estação ferroviária de Lousado, onde as duas linhas se separam; sendo que a de Guimarães é eletrificada, mas de via única. Esta segue para a direita e a do Minho (não eletrificada) segue em frente. |
Nesta estação saiu um passageiro. É aqui que existe uma das melhores secções museológicas a nível ferroviário. Já estamos na Linha de Guimarães. |
Entrada para a sala de espera daquela estação; por sinal bastante florida, o que dá um ar de frescura apesar da temperatura exterior ser negativa. |
Mais um pormenor do cais de embarque da estação, cuja linha foi aberta à exploração em 31 de Dezembro de 1883, pela então Companhia do Caminho-de-Ferro de Guimarães, em via métrica. |
Apeadeiro da Giesteira. |
Apeadeiro da Cuca, que é uma coisa que não se deve fazer. Pela indumentária do passageiro que se apeou dá para notar a ausência de calor no exterior. |
O apeadeiro seguinte - Pereirinhas. Paragem para a fotografia, dado que não houve entradas nem saidas. As paredes grafitadas dão um mau exemplo de civismo! |
Antigo edifício ferroviário. Frontaria virada para o cais de embarque. O seu bom estado deve-se a estar ocupada com uma instituição de apoio à juventude. Bem-hajam! |
Pormenor de um cruzamento de linhas, uma vez que são permitidas manobras na estação. |
Sala de espera. Magnífico...limpa, airosa e com informações bastantes! |
O antigo edifício ferroviário, agora na parte voltada para o exterior e que se encontra rodeado de relva. Parabens a quem dela trata. |
Há sempre uma ovelha ranhosa. Antigo edifício das retretes (sanitários), sem qualquer utilização e em completo estado de abandono. |
E eis que dá entrada na linha 1 a composição que me traria de regresso; esta já num estado mais decente. |
Interior, com a porta que dá acesso à cabine de condução. |
No regresso viajei na número 3483, construida pela "Bombardier" sob licença da "Siemens". |
A receita das bilheteiras não chega...assim a publicidade vai dando uma ajuda! |
* Finalmente, os meus agradecimentos aos ilustres maquinistas e revisores que me permitiam fazer as fotos com uma pequena paragem - às vezes superior ao tempo necessário - para a entrada e saída de passageiros, pois estas composições não se prestam a estas modernices!
2 comentários:
Bela passeata caro Texas !!!! Cidade berço...
Abraço
Luis
http://prixviagragenerique50mg.net/ viagra
http://prezzoviagraitalia.net/ viagra generico
http://precioviagraespana.net/ precio viagra
Enviar um comentário