Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

14 de dezembro de 2010

Estação de Barcelos - Linha do Minho

No último domingo, dia 12 do corrente, o grupo dos "três carolas", eu (texasselvagem), João Ribeiro da Silva (j s trains) e o Luís Miguel Meireles (cantinho dos comboios), foi à procura de comboios...seja de material ferroviário. Bem, como alguém "superiormente" ajudou (não mandando chuva), o grupo acabou por ir até Barcelos.
Assim, embarcou-se no comboio inter-regional número 421 das 07h55 que iniciou a sua marcha na Estação Ferroviária do Porto/Campanhã e que era uma composição do tipo "UDD" (unidade dupla diesel) cuja automotora tinha o número 0458; sendo que se regressou ao ponto de partida através de uma composição idêntica, mas a automotora tinha o número 0456 que representava o comboio número 850, com partida (pontual) de Barcelos às 11h11.
Barcelos foi fundada no ano de 1149, sendo atualmente cidade que pertence ao distrito de Braga e é servida pela Linha Ferroviária do Minho. É o concelho português que maior número de freguesias possui 89 (oitenta e nove), sendo que destas 32 são predominantemente urbanas, 53 semi-urbanas e as restantes 4 rústicas. Barcelos (cidade) possui cerca de 20600 habitantes; no entanto é um dos concelhos com habitantes superiores a cem mil (concretamente, e no ano de 2009, tinha à volta de 124570) .
Finalmente, a sua estação ferroviária possui quatro linhas de circulação e várias de resguardo, situando-se no Largo Marechal Gomes da Costa e ao quilometro 52,9 da respetiva linha. O edifício tem uma arquitetura fora do vulgar para as estações ferroviárias e curiosamente possui um cata-vento no cimo do qual se encontra esculpida uma pequena locomotiva a vapor, que até o fumo mostra. A cidade de Barcelos tem como ex-libris o famoso "galo".

Teixeira da Silva, AJ

texasselvagem





Vista geral do edifício da estação ferroviária na parte
virada para o cais de embarque.

Monumento que se  encontra no Largo exterior à Estação e que
presta homenagem ao alcaide Nuno Gonçalves e seu  filho que
heroicamente defenderam o Castelo de Faria das invasões
castelhanas.

Enquanto uns conversam...o outro trabalha!
"El comandante" em franca cavaqueira com
o "filósofo".

A "UDD" (unidade dupla diesel) com o número 0459 que, nesse dia,
fazia a circulação entre as Estações Ferroviárias de Nine e de
Viana do Castelo, para onde se dirige. 


Aparelho que serve para a mudança manual de agulha, entenda-se
que faz circular a composição para uma outra linha diferente.

Uma pequena amostra - tirada do viaduto ferroviário - e que
demonstra o progresso da cidade, quer a nível rodoviário
como habitacional.

A composição que transportou  o grupo e cuja automotora tinha o
número 0458 prosseguia a sua marcha até à Estação Ferroviária
de Vigo (já na terra de nuestros hermanos).

Em sentido inverso, a automotora número 0456 que aqui fez
cruzamento e que termina a sua marcha na Estação Ferroviária
do Porto/Campanhã (ex-Pinheiro).

Cruzamento efetuado...e cada uma delas segue para o seu destino!

Pormenor lateral da estação, com  o seu cata-vento que representa
uma locomotiva a vapor que até fumo mostra! Belo trabalho de arte...

Material que pertence ao empreiteiro "Ferrovias", sendo que
em primeiro plano se vê uma dresine de via larga e que se
encontra acoplada a um vagão plataforma, tipo "betoneira",


Locomotiva que pertence ao empreiteiro anterior (Ferrovias) e que,
foi a ex-308.003 da espanhola Renfe.
As pichagens no material ferroviário continuam... Até quando?

Vário material que igualmente pertence ao mesmo empreiteiro,
notando-se alguns vagões que possuem tapetes rolantes para
a transferência de balastro entre si.

O balastro vai sendo transferido até ser depositado neste vagão
específico.

Vagão da construtora "Ferrovias" que - no caso - é o primeiro
de três com tapetes rolantes.

Máquina que pertence ainda ao mesmo empreiteiro "Ferrovias" e que
não consegui saber o fim a que se destina; apenas que serve
para obras de manutenção ou reconstrução ferroviária!
Já agora, gostaria que alguém me informasse da sua finalidade!

Mais material pertencente à construtora ferroviária "Ferrovias" e que
serve para o transporte de inertes. O edifício em fundo era a antiga
fábrica de Moagem Vouga, hoje não passa de um esqueleto...

Vista da cabine de condução da "tal" máquina que desconheço a
finalidade e que se encontrava aparcada em linha de resguardo.

Dresine de via larga com a respetiva vagoneta acoplada e que
pertence à "Refer" (Redes Ferroviárias), que se encontrava
aparcada em linha de desvio.

Ora aí está a frente da dita dresine. Ela é conduzida lateralmente e
possui a velocidade máxima de 45 Km/h.

Vista geral do edifício da estação, cuja foto foi tirada de uma das plataformas
de embarque. 

Engraçado! O nome da cidade pintado em floreiras de cimento
colocadas numa plataforma do cais de embarque.


Placa do fabricante suiço que se encontra na máquina da qual desconheço
o tipo e a finalidade.

Pormenor da chaminé (escape) e da buzina da já referida máquina.

Pórtico de samaforização existe à saída da estação,
no sentido de Sul/Norte.

4 comentários:

Luis 14 de dezembro de 2010 às 01:26  

Caro amigo Chefe dos Alfas,

Aos poucos a coisa vai melhorando !! Mais um belo passeio dado na nossa ferrovia. Pena foi o sol só ter aparecido quase na hora de ir embora. Mas mesmo assim valeu a pena a viagem.
Boa fotografias !

Abraço

Luis

João Silva 14 de dezembro de 2010 às 19:20  

Caro amigo, se é que o é !!!! pena não haver sol ...
Boas prespectivas e bem enquadradas
Valeu ...o passeio !!!

João Silva 26 de dezembro de 2010 às 14:01  

Teixeira a locomotiva da Ferrovias é Ex. 308.003 da Renfe

Anónimo,  8 de junho de 2013 às 02:28  

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis achat
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis prix
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis comprare
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger