Estação de Barcelos - Linha do Minho
No último domingo, dia 12 do corrente, o grupo dos "três carolas", eu (texasselvagem), João Ribeiro da Silva (j s trains) e o Luís Miguel Meireles (cantinho dos comboios), foi à procura de comboios...seja de material ferroviário. Bem, como alguém "superiormente" ajudou (não mandando chuva), o grupo acabou por ir até Barcelos.
Assim, embarcou-se no comboio inter-regional número 421 das 07h55 que iniciou a sua marcha na Estação Ferroviária do Porto/Campanhã e que era uma composição do tipo "UDD" (unidade dupla diesel) cuja automotora tinha o número 0458; sendo que se regressou ao ponto de partida através de uma composição idêntica, mas a automotora tinha o número 0456 que representava o comboio número 850, com partida (pontual) de Barcelos às 11h11.
Barcelos foi fundada no ano de 1149, sendo atualmente cidade que pertence ao distrito de Braga e é servida pela Linha Ferroviária do Minho. É o concelho português que maior número de freguesias possui 89 (oitenta e nove), sendo que destas 32 são predominantemente urbanas, 53 semi-urbanas e as restantes 4 rústicas. Barcelos (cidade) possui cerca de 20600 habitantes; no entanto é um dos concelhos com habitantes superiores a cem mil (concretamente, e no ano de 2009, tinha à volta de 124570) .
Finalmente, a sua estação ferroviária possui quatro linhas de circulação e várias de resguardo, situando-se no Largo Marechal Gomes da Costa e ao quilometro 52,9 da respetiva linha. O edifício tem uma arquitetura fora do vulgar para as estações ferroviárias e curiosamente possui um cata-vento no cimo do qual se encontra esculpida uma pequena locomotiva a vapor, que até o fumo mostra. A cidade de Barcelos tem como ex-libris o famoso "galo".
Teixeira da Silva, AJ
texasselvagem
Vista geral do edifício da estação ferroviária na parte virada para o cais de embarque. |
Monumento que se encontra no Largo exterior à Estação e que presta homenagem ao alcaide Nuno Gonçalves e seu filho que heroicamente defenderam o Castelo de Faria das invasões castelhanas. |
Enquanto uns conversam...o outro trabalha! "El comandante" em franca cavaqueira com o "filósofo". |
A "UDD" (unidade dupla diesel) com o número 0459 que, nesse dia, fazia a circulação entre as Estações Ferroviárias de Nine e de Viana do Castelo, para onde se dirige. |
Aparelho que serve para a mudança manual de agulha, entenda-se que faz circular a composição para uma outra linha diferente. |
Uma pequena amostra - tirada do viaduto ferroviário - e que demonstra o progresso da cidade, quer a nível rodoviário como habitacional. |
A composição que transportou o grupo e cuja automotora tinha o número 0458 prosseguia a sua marcha até à Estação Ferroviária de Vigo (já na terra de nuestros hermanos). |
Em sentido inverso, a automotora número 0456 que aqui fez cruzamento e que termina a sua marcha na Estação Ferroviária do Porto/Campanhã (ex-Pinheiro). |
Cruzamento efetuado...e cada uma delas segue para o seu destino! |
Pormenor lateral da estação, com o seu cata-vento que representa uma locomotiva a vapor que até fumo mostra! Belo trabalho de arte... |
Material que pertence ao empreiteiro "Ferrovias", sendo que em primeiro plano se vê uma dresine de via larga e que se encontra acoplada a um vagão plataforma, tipo "betoneira", |
Locomotiva que pertence ao empreiteiro anterior (Ferrovias) e que, foi a ex-308.003 da espanhola Renfe. As pichagens no material ferroviário continuam... Até quando? |
Vário material que igualmente pertence ao mesmo empreiteiro, notando-se alguns vagões que possuem tapetes rolantes para a transferência de balastro entre si. |
O balastro vai sendo transferido até ser depositado neste vagão específico. |
Vagão da construtora "Ferrovias" que - no caso - é o primeiro de três com tapetes rolantes. |
Mais material pertencente à construtora ferroviária "Ferrovias" e que serve para o transporte de inertes. O edifício em fundo era a antiga fábrica de Moagem Vouga, hoje não passa de um esqueleto... |
Vista da cabine de condução da "tal" máquina que desconheço a finalidade e que se encontrava aparcada em linha de resguardo. |
Dresine de via larga com a respetiva vagoneta acoplada e que pertence à "Refer" (Redes Ferroviárias), que se encontrava aparcada em linha de desvio. |
Ora aí está a frente da dita dresine. Ela é conduzida lateralmente e possui a velocidade máxima de 45 Km/h. |
Vista geral do edifício da estação, cuja foto foi tirada de uma das plataformas de embarque. |
Engraçado! O nome da cidade pintado em floreiras de cimento colocadas numa plataforma do cais de embarque. |
Placa do fabricante suiço que se encontra na máquina da qual desconheço o tipo e a finalidade. |
Pormenor da chaminé (escape) e da buzina da já referida máquina. |
Pórtico de samaforização existe à saída da estação, no sentido de Sul/Norte. |
4 comentários:
Caro amigo Chefe dos Alfas,
Aos poucos a coisa vai melhorando !! Mais um belo passeio dado na nossa ferrovia. Pena foi o sol só ter aparecido quase na hora de ir embora. Mas mesmo assim valeu a pena a viagem.
Boa fotografias !
Abraço
Luis
Caro amigo, se é que o é !!!! pena não haver sol ...
Boas prespectivas e bem enquadradas
Valeu ...o passeio !!!
Teixeira a locomotiva da Ferrovias é Ex. 308.003 da Renfe
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