Estações Ferroviárias da Trofa
No último domingo, os três carolas, "el comandante" (J S Trains), "el gringo" (cantinho/galeria dos comboios) e "wild texas" (texasselvagem), reuniram-se uma vez mais para confraternização e fotografia ferroviária, que são sempre os dois principais motivos das nossas reuniões.
Desta vez, os dois primeiros sacrificaram-se a meu favor (dado que ainda não tinha conseguido lá deslocar-me) e rumou-se até à Trofa. Bem, começou-se pelo novo túnel de Covelas (início da nova variante) e que é uma obra de arte digna de registo e seguimos até à nova estação ferroviária da Trofa, que é imponente em termos arquiteturais (mas que em termos de acabamentos exteriores ainda está bastante atrasada) e que fica situada longe da chamado "centro cívico"; por lá passam as composições de UME, destinadas a Guimarães e Braga; os "Alfas" destinados a Braga e as "UDD" da linha do Minho, destinadas a Valença/Vigo e vice-versa. É uma estação que apenas permite cruzamentos, não possuindo quaisquer outras linhas (de reserva ou de desvio). Daqui passou-se à Estação da Trofa (Velha) que está completamente fechada (não se encontrando ainda ao abandono devido ao seu recente encerramento); sendo que esta possuía várias linhas (cujos carris ainda existem) e uma grua no cais de mercadorias (sem qualquer utilidade e a caminho de ser ferro-velho).
Já no regresso parou-se na Estação Ferroviária do Muro (em completo abandono, a aguardar pela extensão do "Metro do Porto" até à Trofa) e cujos azulejos lá existentes estão agora tapados com tábuas de madeira, para se evitarem males maiores. Terminou-se com uma paragem na Estação do Castêlo da Maia (não é Castelo) que se encontra afeta ao Metro e como tal completamente renovada, com os seus azulejos em ótimo estado de conservação. Na ausência de um segurança ainda se conseguiu fotografar uma composição "Trem-Train" daquele meio de transporte, uma vez que - não sei as razões não se pode fazer fotografia ao material do Metro - além de nos deslocarmos à vontade na estação.
E assim se passou mais uma manhã de domingo e que vai valendo por uma semana inteira!
Um bem-haja aos dois elementos, pela parte do "wild texas"
Teixeira da Silva, AJ
O início do novo ramal ferroviário, no túnel de Covelas com cerca de 1,3000 Km. Este túnel está totalmente iluminado e possui passeios dos dois lados em toda a sua extensão. |
Vista para o lado do antigo ramal. |
Ainda com acabamentos a fazer. Este ramal dá agora acesso a um entreposto cimenteiro. |
Velocidade máxima permitida de 60 Km/h. |
No novo ramal uma "UME" com destino a Braga. |
A fachada norte da nova estação. Atente-se no símbolo da "Refer", com muitas obras a fazer ainda no exterior. |
Viaduto superior por onde circulam os comboios e que integra a arquitetura da nova estação. |
Vista parcial da gare ferroviária |
Prova...provada! É mesmo "Trofa" |
Vista do inteior da gare, com os novos relógios, cujo ponteiro dá um saltinho ao fim de sessenta segundos. Estação muito bem conseguida a nível de luminiosidade! |
Marco quilométrico existente bem no centro da Estação (4.22) |
Paragem da "UME" número 90 94 9 193427-1, na nova estação e cujo destino como se pode ver é "Porto-São Bento". Provem da estação de Braga. |
Vista final para os lados de Vila Nova de Famalicão. |
2 comentários:
Belas fotografias..e mais um belo passeio !! Estamos a ficar imbatíveis na matéria.
Abraço
Luís
Boas fotos Sr....Teixeira .Está a ficar com a mão certa , também tem bons mestres !!!! e filósofos .... claro.
Quanto à matéria está a escassear .
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