Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

16 de junho de 2017

PONTE RODOFERROVIÁRIA DE VIANA DO CASTELO


Esta infraestrutura ou obra de arte, se assim o quiserem, é da autoria do engenheiro francês Gustave Eiffel, tendo sido inaugurada em 01 de julho de 1878. Trata-se de uma ponte em ferro, com dois tabuleiros, sendo o superior para uso rodoviário e o inferior exclusivamente para o uso ferroviário, que atravessa o rio Minho e liga as freguesias vianenses de Santa Maria Maior a Darque (concretamente ao Cais Novo).
Tem o comprimento total de seiscentos e quarenta cinco metros e após as últimas obras de remodelação e beneficiação ficou com a largura de oito metros, sendo seis para a faixa de rodagem e dois para passeios (um metro para cada lado).
Devido às obras de beneficiação da linha por via da
eletrificação deste troço, a deslocação faz-se a
dez quilómetros/hora.

Início do atravessamento da ponte. Note-se que eu vou em
sentido contrário ao da marcha.

A meio da ponte, bem sobre o rio Minho. Um sentido
bem-haja aos ilustres funcionários ferroviários
que tiveram a gentileza de me facultarem uma
cabine de condução, só para mim!

Saída para o cais novo, em Darque.
Estrada Nacional 13 à esquerda.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger