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Pensamentos no SilvaTexas

15 de outubro de 2016

ME 51

Estavam equipadas com sanita e lavatório que só podiam
ser utilizados em movimento, uma vez que os
detritos iam diretamente para a linha.
A cabine de condução com todos os seus manípulos.
O que se assemelha a um volante é o travão manual.
O espaço interior, com os bancos em madeira.
Lateral do veículo automotor
"ME 51" é um exemplar de uma automotora ferroviária que integrava a série "CP-ME 51/53" que foi construída no ano de 1940 nas oficinas do Vouga, localizadas na localidade Sernada do Vouga (Águeda).
A frente do veículo com o logótipo da operadora ferroviária
à data.

* Eram de via métrica, isto é, mil milímetros entre carris e, embora a sua extensão fosse reduzida (8,720 metros) dispunham de lugares de primeira e terceira classes, de lavabo e um pequeno compartimento para bagagem. 
* A tara era de sete toneladas e meia e aceitavam carga até tonelada e meia. A sua formação era obrigatoriamente em unidades simples,  uma  vez que não aceitavam qualquer reboque. Eram veículos unidirecionais.
* Foram montadas em chassis de camiões da marca "Panhard" (hoje seria Chevrolet) e atingiam a velocidade máxima de oitenta quilómetros. Foram colocadas ao serviço na linha do Vale do Vouga em toda a sua extensão,  desde Espinho até Viseu. O revestimento da caixa era em chapa e já utilizavam como iluminação a eletricidade. Como combustível usavam gasolina.

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