APEyf23 - AMBULANCIA POSTAL
Não, não se trata de qualquer veículo de emergência, mesmo sendo ambulância; somente diz respeito a um vagão ferroviário ao serviço dos CTT e que é um autêntico posto de correios ambulante e sobre carris.
A sua construção data do ano de 1954 e aceitava carga até às duas mil e quinhentas toneladas, em face da sua tara de treze mil toneladas. O exemplar em causa era de via métrica e podia circular em todas as linhas e ramais portugueses com bitola de mil milímetros entre carris.
O comprimento ponta a ponta era de 9,107 metros, utilizando como iluminação a eletricidade. Dispunha de uma bateria com autonomia de seis horas de luz.
O vagão visto pelo exterior. |
As várias separações para os objetos postais ... 1º escalão, por avião, registado, em mão, etc. |
Quando se encontrava aparcado, tal como num marco, introduziam-se as missivas para serem conduzidas até ao destinatário. |
Espaço afeto aos volumes e encomendas que podiam ser de grande ou pequena velocidade. |
Claro que também estava dotado de uma sanita e lavatório com água corrente. |
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