DE MORTÁGUA AO PORTO, VIA PAMPILHOSA!
(continuação das partes 1 e 2)
* Um dos meus cantinhos preferidos para fotografar comboios, continua a ser a Estação Ferroviária da Pampilhosa, devido ao sempre elevado número de material circulante que por lá se encontra ou que por lá passa. Depois, como começo a ser já um pouco conhecido, vou tendo mais facilidade nos meus movimentos. Desta vez o "mestre" engenheiro Pedro Zúquete deu-me a honra da companhia, tornando, por misso, a viagem muitíssimo mais agradável.
A parte respeitante à cafetaria. Parabens pelo asseio! |
Na carruagem cafetaria, as mesmas brancas e sofás de couro da mesma cor. |
Quem quiser petiscar e ver a paisagem tem estes bancos giratórios, de tipo "snack-bar" |
A novidade do dia! Máquina que atrela o vagão para desinfestar as linhas. Esta da série "DD 450" ia-se estrear na segunda feira, na Linha da Beira Alta, até Vilar Formoso. |
Ora temos o vagão que transporta o produto químico que queima as ervas entre os carris. Este material é totalmente novo e pertence ao empreiteiro ferroviário "Ferrovias". |
Perspetiva lateral do veículo motor que é a diesel e possui duas cabines de condução. |
Trigémeas a aguardar serviço! Locomotivas elétricas da série "4700", marca "Siemens" e afetas à CPCarga. |
Fileira de vagões de transporte de inertes, do tipo "Ealos" e como são verdes, são espanhois; pois os "tugas" desta série são castanhos. |
Acabados de chegar e ainda em manobras, fileira de vagões de transporte de areia do tipo "Us". |
A reabilitada locomotiva a diesel, da série 1900 (número 1908), aguardando que a chamem para o trabalho. |
Elas já têm muitos quilómetros, pois foram fabricadas no ano de 1979, pela extinta "sorefame", sob licença "Alsthom". |
Parte final de um vagão plataforma, com a numeração "UIC" e da série "Rlps". Servem para o transporte de contentores ou de paletes. |
Como sói dizer-se...o vagão da cauda, que é o da foto anterior! |
Pormenor de um cruzamento de carris (vulgo agulha). |
Dois vagões fechados da série "His", para o transporte de mercadoria a granel. |
Com a devida autorização superior...temos os comandos da mesma, vendo-se a fornalha para o carvão. |
Ampla e airosa é a sala de espera desta estação. |
Como começa a tornar-se habitual, as bilheteiras estão...fermées ou closeds (encerradas). |
Aguardando a chegada de uma locomotiva da série 6000 da Takargo, temos quatro vagões porta-contentores, prontos a seguir viagem para Leixões(?). |
E sem fazer "stop" temos a composição da série 4000 (os alfas pendulares). Este seguia até Lisboa/Santa Apolónia. |
* Chega de palavras e passemos às fotos:
((THE END))
1 comentários:
Agradeço o pormenor da máquina para desinfestar as linhas de ervas daninhas. Desconhecia - está-se sempre a aprender...
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