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26 de dezembro de 2011

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO MARCO DE CANAVESES

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO MARCO DE CANAVESES", conhecida simplesmente por "Estação do Marco" ou ainda por "Estação do Marco de Canaveses" (antiga grafia Canavezes), é uma infraestrutura ferroviária da Linha do Douro, que serve a cidade do Marco de Canaveses, concelho do distrito do Porto. * Situa-se na freguesia de Rio de Galinhas, com acesso pela Avenida Manuel Pereira Soares. * Desde o início do ano prestes a terminar (2011) que a estação continha três vias de circulação, uma com trezentos e setenta quatro (374) metros de comprimentos e as duas restantes com trezentos e dezasseis (316), sendo que a altura das duas gares era de trinta (30) centímetros e a extensão de cento e trinta oito (138) e duzentos e dez (210) metros. * Esta estação é utilizada por comboios de passageiros de tipologia "Regional" e "Interregional" da operadora Comboios de Portugal (CP). * Dada a existência de duas fábricas de moagem em terrenos confinantes com a estação, a mesma é bastante usada por comboios de mercadorias, principalmente os de transporte de cereais, vagões do tipo "Tdgs", acoplados a locomotivas movidas a diesel, daí possuir também duas linhas de topo e outras duas de reserva, com possibilidade de manobras.

Composição da série 592, vulgo "camello" espanhola,  aparcada em linha
de topo,  pelo fato de não haver circulação devido à greve.

Dresine pertencente ao empreiteiro ferroviário "Fergrupo"
aparcada na outra linha de topo.

Retroescavadora pertencente ao empreiteiro ferroviário
"Fergrupo".

Edifício onde funcionaram os antigos "dormitórios" do pessoal que
tripulava o material circulante. Hoje é apenas recordação do passado
recente.

Fileira de quatro vagões de transporte cerealífero do
tipo "Tdgs". Pertencem à CPCarga.

Pormenor de um dos dez vagões que se encontravam
aparcados e que só podem circular com o teto fechado.

Nova fileira, agora de seis - no total eram dez - vagões cerealíferos.

Perspetiva dos quatro vagões já referidos estacionados na linha de
reserva que serve o cais de mercadorias.

Pormenor da retroescavadora, com a adaptação de rodados para
poder circular sobre carris, uma vez que a mesma - por norma -
circula em caminhos ou rodovias. Interessante!

Transformação de um antigo vagão da CP do tipo "Us" que agora
pertence a outro empreiteiro ferroviário "Somafel".

Vista parcial do interior da dresine que pode transportar até ao
máximo de dezassete funcionários, incluindo o condutor.

Vista do exterior do edifício da estação, cuja arquitetura é a normal
para quase todas as estações ferroviárias desta linha.

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