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27 de dezembro de 2011

Estação Ferroviária da Livração/Caldas de Canaveses!


LIVRAÇÃO" lugar da freguesia de Toutosa, concelho do Marco de Canaveses, distrito do Porto, possui uma estação que serviu de início à extinta linha do Tâmega, em via métrica, da qual já só restavam cerca de doze quilómetros até à cidade de Amarante, e que agora passará a ser apenas...recordação (ou em futurologia, uma ecopista). * A mesma estação na parte afeta à linha do Douro, toma a designação de "Caldas de Canaveses" (antiga grafia Canavezes), cujas termas se encontram em reabilitação e se situam na freguesia de Sobretâmega. * A infraestrutura ferroviária tem acesso pela Rua da Estação, sendo servida por comboios "regionais" e "interregionais" da operadora Comboios de Portugal - CP. * As suas duas vias de circulação possuem ambas o comprimento de duzentos e quarenta quatro (244) metros e as gares a extensão de cento e noventa sete (197) e cento e vinte cinco (125) metros, com a altura de trinta (30) e quarenta (40) centímetros. * Nas suas cocheiras encontra-se resguardado vário material histórico de via métrica e duas composições que circularam antes do encerramento final, as "LRV 2000", pintadas de vermelho

O início preciso da linha do Tâmega, que após vários cortes
apenas tinha cerca de doze quilómetros, até à cidade de
Amarante. Quilómetro zero (0). Via métrica (ou reduzida).


O único material de via larga que por lá se encontrava aparcado.
Dresine que pertence à "divisão de pontes" da Refer e que
era a número 228.  

Vagoneta de via métrica que representa material histórico e
é pertença da "Refer". Serve de travão às portadas do barracão.

Vagão cisterna da série "Uak" de quatro boggies (rodados) e que
é material histórico, embora se encontre, também, ao relento.
Pintado de amarelo e preto é de via métrica.

Automotora diesel da marca "Nohab", de via métrica, que
se encontra protegida (?) no interior do barracão de madeira.

Vagão fechado para transporte de mercadorias a granel, que se
encontra dentro do mesmo barracão. Bem...já vi material em
pior estado de conservação!

Outro vagão fechado da série "Gk" que se encontra também
no mesmo interior. A conservação é ligeiramente superior
à do amarelo.

Esqueleto "ferrugento" de um vagão do tipo plataforma e que
se encontra às intempéries, mesmo sendo material histórico.

Guindaste (grua) giratória que servia para a carga e descarga
das mercadorias transportadas pelos vagões.
Um pouco de "decapante" evitava o estado ferrugento
em que se encontra (de abandono).

Toma de água que serviu para dar de beber às "vaporosas".
A mesma chamada de atenção para o seu estado.

Vista geral do edifício da estação e respetivos cais. Atente-se na
placa "C" que indica que a estação estava (en)cerrada e, como tal,
sem funcionários, devido à greve.

NA.: Consciente dos meandros da estação e após ter avisado o chefe
da Estação do Marco, resolvi, ainda assim, movimentar-me num
espaço deserto, o que não aconselho a quem quer que seja.

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