LOCOMOTIVA A VAPOR CP E201
* Trata-se de uma locomotiva a vapor que integrou a designada "série E200", que se compunha de dezasseis unidades. A letra "E" que antecede a respetiva numeração refere-se a "estreita" por terem sido exclusivas para a via métrica (mil milímetros entre carris).
Foram fabricadas pela fábrica alemã Henschel & Sohn" tendo a primeira entrado ao serviço comercial no ano de 1923. Inicialmente destinavam-se apenas às composições de mercadorias, contudo vieram a fazer serviços em todas as linhas transmontanas e no Vale do Vouga.
São do tipo tanque Mallet com quatro cilindros exteriores no sistema compound. Na atualidade temos a locomotiva E214 a tracionar o comboio histórico do Vouga, no Ramal de Aveiro, a única a circular em Portugal; no entanto e desta mesma série temos composições históricas puxadas por este modelo que ainda operam em Espanha e na Suíça.
A número E202 encontra-se no município de Vouzela junto da ponte ferroviária que servia a linha do Dão e, desde o passado dia 16 de julho que se encontra preservada em frente à Estação Ferroviária de Ermesinde, a "E201".A traseira vendo-se o tanque para o carvão. Cinco rodas motrizes A belza dos eus pormenores.
Leia Mais