DESFILE COMEMORATIVO!
* Servindo-me de uma brochura editada pela "STCP" (Sociedade Transportes Colectivos do Porto), vou fazer uma pequena resenha da inauguração do CAMINHO DE FERRO AMERICANO, que aconteceu precisamente em 15 de Maio de 1872, perfazendo a bonita idade de cento e quarenta anos.
* Depois de um demorado e conturbado processo de instalação, foi inaugurada oficialmente, na cidade do Porto - com enorme entusiasmo - aquela que pode ser considerada a primeira linha de transporte público urbano, pelo sistema americano, em Portugal.
* Consideremos no entanto, o fato de a linha de americanos no Porto não ter constituido a primeira experiência no nosso país de instalação de um serviço de caminhno de ferro americano uma vez que Tavares Basto já havia ensaiado uma solução semelhante na Marinha Grande para transporte de mercadorias.
Veículo de socorro, número 76, com o respetivo carrinho acoplado. Como o nome indica - e ainda hoje - reboca ou presta assistência aos veiculos avariados. |
Carro zorra número 48 que serve de apoio à catenária (rede elétrica), sendo fechado lateralmente. |
Ora cá o temos! Carro americano número 8, que pode ser puxado por uma parelha de cavalos ou atrelado a outro veículo. É o único exemplar que resta desta espécie! |
Carro elétrico histórico, número 163 que pertence ao acervo do Museu do Carro Elétrico do Porto. |
O interior do carro elétrico número 100 que é aberto lateralmente e cujos bancos são em madeira e colocados longitudinalmente. Integra também o espólio do museu. |
O autor do blogue armado em guarda-freio. Não se preocupem pois o carro estava imobilizado! |
Atrelado número 1 de bogies duplos e que integra também o espólio do museu. |
Carro elétrico número 373, que também é unidirecional e que pela elegância da suas linhas foram chamados por "pipis". No próximo mês de Novembro comemora cinquenta anos de serviço. |
A cabine de condução do modelo anterior. Nestes modelos trata-se mesmo de uma cabine. |
Assentos de madeira envernizada e com a forma para as costas e o fundo das mesmas. Interior dos carros "pipis". Que elegância... |
Salvo opnião mais conhecedora, terá sido o "carroção" o percursor dos transportes públicos. Exemplar único que se encontrea no interior do museu. |
O seu início foi como carro americano, depois passou a atrelado, sendo agora um carro elétrico com o número 22. CCFP (Companhia Carris de Ferro do Porto). Peça única. |
Carro zorra número 58 que fazia o transporte do carvão das minas de São Pedro da Cova no concelho de Gondomar para a Central Termoelétrioca de Massarelos. |
* A ideia de instalar na cidade portuense um caminho de ferro americano remonta ao ano de 1858 quando ALBINO FRANCISCO DE PAIVA ARAUJO pretendeu obter do governo a concessão para estabelecer um caminho de ferro, daqueles que eram denominados por Americanos, entre a cidade e a então povoação da Foz. Essa autorização veio, porém, a ser concedida ao Barão da Trovisqueira (José Francisco da Cruz) que nasceu em 15 de Março de 1824, no lugar da Trovisqueira, freguesia de Gavião do concelho de Vila Nova de Famalicão, falecendo no ano de 1898. Com efeito, por decreto de 25 de Agosto de 1870 foram fixadas as clausulas e as condições mediante as quais foi dado ao referido barão, autorização para o estabelecimento à sua custa, de um caminho de ferro para transporte de mercadorias e passageiros, servido por cavalos (rail road), na estrada pública entre a cidade do Porto e a povoação (na altura) da Foz (do Douro), podendo a mesma prolongar-se até Matosinhos.
(continua)
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