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Pensamentos no SilvaTexas

3 de novembro de 2011

Estação da Trofa

Vista da plataforma superior tirada de dentro da composição,
vendo-se a entrada de um dos elevadores que dá acesso ao
piso inferior  por onde é feita a saida. A estação é toda
rodeada de vidros em ambas as plataformas. 

A "ESTAÇAO FERROVIÁRIA DA TROFA" ou simplesmente "Estação da Trofa" é uma interface ferroviária da Linha do Minho, que serve a cidade e concelho da Trofa, distrito do Porto. * A interface é composta por cinco secções, divididas por dois pisos de um só edifício; sendo que no piso inferior se localizam as bilheteiras, uma cafetaria e uma zona comercial; e, no piso superior, situam-se as plataformas e as vias de circulação, estendendo-se ao longo de um viaduto em ambas as direções. * Esta disposição da estação, inspirada na antiga Ponte Pênsil da Trofa, permite a livre circulação pedonal e rodoviária, maximizando, assim a interoperabilidade entre os diferentes meios de transporte. * A cobertura do edifício é composta por três superfícies desniveladas - as coberturas laterais, que apresentam uma forma quadrada, com um perfil longitudinal ondulado, são constituidas por vigas alveolares, com 27,20 metros de vão, que são apoiadas pelos pilares das fachadas, e por uma chapa, duplamente nervurada, autoportante, apresentando vãos de quatro metros. Já a cobertura central, com um formato elítico, como uma carapaça, é formada, igualmente pela chapa das coberturas laterais, sendo suportada por uma malha de madres e de vigas arqueadas, que se apoiam nos pendurais de duas treliças, amparadas por paredes. * Quanto às alas do edifício, de disposição paralela à do viaduto, albergam dois núcleos de betão armado, duas paredes no cruzamento das coberturas laterais e da cobertura central, e os núcleos dos elevadores, no eixo da simetria (ver a fotografia). Entre os elementos de betão armado, encontram-se os paineis da fachada, sustentados por pilares metálicos, que apresentam uma altura média de dezasseis metros e encontram-se afastados dois metros entre si. * Na borda das coberturas, no topo dos pilares, encontram-se palas, que asseguram o travamento da cobertura e dos pilares na horizontal; os pilares debaixo das coberturas laterais apresentam, também, palas em três níveis, que lhes servem de travamento e também são utilizadas como quebra-sol à luz solar. Entre os núcleos dos elevadores e as plataformas de embarque - no piso superior - encontram-se lajes de planta semi-elítica, suspensas na cobertura por tirantes. * As fundações do edifício apresentam uma estrutura indireta, sendo suportadas por estacas com uma extensão média de 6,50 metros. * No total, a área do edifício, em planta é de aproximadamente 1750 (mil, setecentos e cinquenta) metros quadrados; estimando-se que os consumos de betao e de aço estrutural seja, por esta ordem, de 1500 (mil e quinhentos) metros quadrados e 333 (trezentos e trinta três) toneladas. * A estação foi projetada pela empresa "GRID" e edificada pela construtora "OPWAY". * Esta interface situa-se junto da igreja nova e tendo acesso direto pela Rua Poeta Cesário Verde. * No ano transato (2010) a estação era utilizada por serviços "Intercidades", "Interregionais", "Regionais da linha do Minho", "urbanos das linhas de Braga e Guimarães" e pelo "comboio internacional" Porto-Vigo. * A nova interface ferroviária da Trofa foi construida para substituir a antiga, que desde há alguns anos se encontrava degradada, por outro lado, a construçaõ da "Variante Ferroviaria da Trofa" (troço onde a nova estação se encontra), permitiu o encerramento do antigo troço da linha do Minho, que, devido a atravessar o centro da cidade, provocava vários problemas de segurança. * No dia 12 de Fevereiro de 2010, a então (e atual) Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, visitou as obras da variante ferroviaria, prevendo a conclusão daquela ligação em poucos meses. * A antiga estação da Trofa foi encerrada - definitivamente, encontrando-se já entaipada - a 14 de Agosto de 2010, passando todos os serviços a serem efetuados na nova estação, que foi inaugurada no d ia seguinte (15 de Agosto de 2010).

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