ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ERMESINDE
A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ERMESINDE" ou simplesmente "Estação de Ermesinde" é uma interface da Linha de Leixões que serve a freguesia e cidade de Ermesinde, no concelho de Valongo e distrito do Porto. * O seu acesso é feito através do Largo da Estação, sendo os serviços ferroviários formados por composições "Intercidades", "Regionais" e "Urbanos". É também nesta estação que, fisicamente, se separam as Linhas do Douro e Minho, ambas com início na estação portuense do Porto (São Bento). * Esta estação foi inaugurada no ano de 1873. * Atualmente a estação apresenta cinco vias de circulação, uma de reserva (a linha seis) e uma de topo; sem se considerar as duas que se encontram afetas à Linha de Leixões (nesta altura apenas de mercadorias). As linhas de circulação possuem comprimentos variáveis entre os duzentos e dez (210) e os quinhentos e noventa oito (598) metros, sendo que todas as plataformas têm a extensão de duzentos e vinte (220) metros e a altura de setenta e cinco (75) centímetros. * Os serviços de passageiros na Linha de Leixões (que nunca chegou a esta localidade, pois o seu términos ficou-se pela freguesia de Leça do Balio, no município matosinhense) foram suspensos, devido ao plano de austeridade em vigor no país derivado à crise económica; plano este que determina o encerramento das ligações ferroviárias com menor procura o que se verificou no mês de Fevereiro do ano em curso.
A locomotiva da marca "Siemens", da série 4700 (a número 4720) passa pela linha 4 a tracionar uma composição de "cimenteiros" alguns da espanhola "Transfesa" |
Aí vão os vagões cimenteiros tracionados pela locomotiva elétrica anterior. |
A "UDD" (unidade dupla diesel) da série 0450 (a número 0468) que fez paragem na linha 3 e prosssegue a marcha até Porto/ /Campanhã, proveniente de Valença. |
Destes nem todos eram portugueses, pois também os havia espanhóis, da "Transfesa". |
A locomotiva elétrica da marca "Siemens", série 4700 (a número 4710), já toda grafitada (o que vai-se tornando um hábito) em manobras na linha de reserva, a número 6. |
Lomotiva a diesel da série 6000 (a número 6002) do operador ferroviário "Takargo Rail" (grupo Mota-Engil), de passagem pela linha 4. O maquinista sauda o fotógrafo que retribuiu! |
Uma nossa velha conhecida. A "VCC" 008 (veículo de contrução de catenárias) aparcada na linha de topo. Este material pertence à operadora "Refer" (Redes Nacionais Ferroviárias). |
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