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11 de outubro de 2011

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ERMESINDE

A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ERMESINDE" ou simplesmente "Estação de Ermesinde" é uma interface da Linha de Leixões que serve a freguesia e cidade de Ermesinde, no concelho de Valongo e distrito do Porto. * O seu acesso é feito através do Largo da Estação, sendo os serviços ferroviários formados por composições "Intercidades", "Regionais" e "Urbanos". É também nesta estação que, fisicamente, se separam as Linhas do Douro e Minho, ambas com início na estação portuense do Porto (São Bento). * Esta estação foi inaugurada no ano de 1873. * Atualmente a estação apresenta cinco vias de circulação, uma de reserva (a linha seis) e uma de topo; sem se considerar as duas que se encontram afetas à Linha de Leixões (nesta altura apenas de mercadorias). As linhas de circulação possuem comprimentos variáveis entre os duzentos e dez (210) e os quinhentos e noventa oito (598) metros, sendo que todas as plataformas têm a extensão de duzentos e vinte (220) metros e a altura de setenta e cinco (75) centímetros. * Os serviços de passageiros na Linha de Leixões (que nunca chegou a esta localidade, pois o seu términos ficou-se pela freguesia de Leça do Balio, no município matosinhense) foram suspensos, devido ao plano de austeridade em vigor no país derivado à crise económica; plano este que determina o encerramento das ligações ferroviárias com menor procura o que se verificou no mês de Fevereiro do ano em curso.


A locomotiva da marca "Siemens", da série 4700 (a número 4720)
passa pela linha 4 a tracionar uma composição de "cimenteiros"
alguns da espanhola "Transfesa" 

Aí vão os vagões cimenteiros tracionados pela locomotiva elétrica
anterior.

A "UDD" (unidade dupla diesel) da série 0450 (a número 0468)
que fez paragem na linha 3 e prosssegue a marcha até Porto/
/Campanhã, proveniente de Valença. 

Fileira  de vagões de transporte de inertes das séries "Us" e "Faccs"
que manobraram na linha 5 para seguirem até à Estação Ferroviária
de Leixões e que vinham vazios desde as Devesas (Vila Nova
de Gaia).

Destes nem todos eram portugueses, pois também os havia espanhóis,
da "Transfesa".

A locomotiva elétrica da marca "Siemens", série 4700 (a número 4710),
já toda  grafitada (o que vai-se tornando um hábito) em manobras
na linha de reserva, a número 6. 

Lomotiva a diesel da série 6000 (a número 6002) do operador ferroviário
"Takargo Rail" (grupo Mota-Engil), de passagem pela linha 4.
O maquinista sauda o fotógrafo que retribuiu!

Uma nossa velha conhecida. A "VCC" 008 (veículo de contrução de
catenárias) aparcada na linha de topo. Este material pertence à operadora
"Refer" (Redes Nacionais Ferroviárias).

Este também é o um velho conhecido. Vagão fechado que foi da CP e hoje
se encontra afeto às "vias e obras". Ele começou por ser castanho, passou a
amarelo e agora é ... (de que côr). Aparacado na linha de topo.

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