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Pensamentos no SilvaTexas

21 de setembro de 2011

INSTALAÇÕES OFICINAIS DA EMEF (EMPRESA DE MANUTENÇÃO E EQUIPAMENTO FERROVIÁRIO)

* "GUIFÕES" é uma freguesia e vila do concelho de Matosinhos, distrito do Porto, com a área de 3,53 quilómetros quadrados e uma população de 9686 habitantes (censos do ano de 2001), perfazendo assim a densidade populacional de 2744 habitantes por quilómetro quadrado.

* Foi elevada à categoria de vila em 12 de Junho de 2009.
* Como património mais conhecido possui o "Castro do Monte Castelo de Guifôes" ou, simplesmente, o "Monte Castelo" e também a "Ponte de Guifões" ou "Ponte do Carro", de arquitetura románica.
* É também nesta freguesia que se situam (concretamente na Rua dos Ferroviarios, ao lugar de Gatões) as instalações oficinais para grandes reparações do material circulante ferroviário, da EMEF, que foram objeto de uma visita hoje, dia 21, a partir das 14h30, por parte do autor que desde já apresenta os sinceros agradecimentos por todas as facilidades concedidas e pelas inúmeras explicações transmitidas.

Automotora da marca "Allan", tipo "alface", com o número 0360 (série
0350) em remodelação, embora se desconheça o seu fim. 

A locomotiva elétrica número 1805 (série 1800) em
manutenção para integrar o espólio do Museu Nacional
Ferroviário.

Rodados para serem utlizados.
Ao fundo uma antiga carruagem de passageiros, de via métrica,
tipo "napolitana", pintada na cor amarela por ter sido integrada
numa composição de "comboio socorro".
Hoje grita ela: "socorro, quem me acode"!

A imponência da frente da locomotiva 1805, dentro das instalações
de manutenção.

Carruagem que integra uma composição da série 0450, que se
encontrava em manutenção, para passar a circular na Linha
do Alentejo.

Automotora da série espanhola 592, tipo "Camello", com o
número português "094M" e que, em termos de circulação
comercial, ainda se encontra "virgem", considerando as
linhas ferroviárias portuguesas; pois elas já possuem
quse trinta anos de bons serviços em território espanhol. 

Carruagem da composição anterior que se encontrava em manutenção
para começar a circular nas linhas do Douro ou do Minho.

Em qualquer situação, "um século" deve ser digno de homenagem.

Traseiras da locomotiva de via estreita número 207, exposta
no exterior das instalações oficinais.

A mesma locomotiva vista na lateral, que possui três mais duas
rodas motrizes.

Já agora outra perspetiva...

Vista da fornalha para o carvão e de parte da cabine de
condução da "vaporosa".

E pronto...uma última despedida!
NB: A minha visita às instalações foram objeto de mais fotos, que não são publicadas por motivos óbvios, nomeadamente o direito à preservação de imagem.

2 comentários:

Damião Vieira 5 de outubro de 2011 às 17:31  

Boa reportagem amigo António Joaquim.
Dando a conhecer pormenores de locais que não estarão acessíveis a todos.
Só por isso obrigado.
Um abraço

Anónimo,  14 de junho de 2013 às 06:17  

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